— NEWS/ Caravana do Esporte

Projeto Caravana chega a Baixo Guandu (ES) com os medalhistas Etiene Medeiros e João Gomes

ESCRITO EM — 12/08/2019

15:06 hs

COMPARTILHE:

São Paulo (SP) – O Projeto Caravana chega Baixo Guandu (ES) nesta semana com campeões do esporte. De terça (13) a quinta-feira (15), 3 mil crianças e jovens de escolas públicas da região participarão do projeto, que é realizado pelo Instituto Esporte & Educação (IEE), UNICEF e Instituto Mpumalanga, com parceria da ESPN e DISNEY e terão a oportunidade de conhecer e praticar esporte com os campeões da natação Etiene Medeiros e João Gomes Júnior, que acabaram de conquistar oito medalhas no Pan-Americano de Lima. Nessa etapa, o projeto conta com o apoio da EDP, via Lei de Incentivo ao Esporte do Governo Federal.

A abertura da Caravana será na segunda-feira (12), às 17h30, no Estádio Municipal Manoel Carneiro, no bairro Sapucaia, com a presença do prefeito do município, José de Barros Neto, e outras autoridades locais.

A Arena da Caravana será montada no mesmo local. Nela, durante todos os dias, das 8h às 17h, crianças e jovens terão a oportunidade de brincar, aprender e praticar atividades físicas nas oito miniestações esportivas, com Atletismo, Basquete, Vôlei, Tênis, Futebol, Slackline, Lutas e Oficinas do Esporte. Além disso, terão atividades com música, dança, teatro e cinema.

Para Juliana Nobre, Corporate Social Responsibility Manager, da IBM Brasil, é uma satisfação apoiar o Projeto Caravana. “A IBM acredita que a educação transformadora deva ser para todos e, para isso, a aprendizagem deve ser desenvolvida em suas múltiplas linguagens não estando restrita a ambientes tradicionais como a salas de aula. O esporte é parte fundamental da formação integral de todos os indivíduos, apoiando no desenvolvimento de habilidades muito importantes como colaboração, disciplina e foco”, afirma.

A pernambucana Etiene Medeiros e o capixaba João Gomes estão sendo aguardados pelas crianças e adolescentes que serão atendidas pelo projeto no Baixo Guandu.

Enquanto as crianças brincam e aprendem, cerca de 150 professores e profissionais do esporte, da educação, assistência social e cultura do município terão três dias de formação com as metodologias “Esporte Educacional” e “Viva com Arte”.

Destaques da natação mundial – Etiene Medeiros acabou de chegar do Pan de Lima com cinco medalhas na bagagem, incluindo o ouro nos 50m livre, que a transformou na primeira bicampeã pan-americana brasileira na modalidade. Ela também foi a primeira nadadora do País a conquistar uma medalha de ouro em um Mundial e está entre as melhores do mundo nos 50 metros costas há seis anos. Antes do título em 2017, em Budapeste, na Hungria, a pernambucana foi quarta colocada no Mundial em Barcelona 2013 e bronze em Kazan 2015. Há três semanas, foi vice-campeã no Mundial de Coréia do Sul. Ela também é bicampeã do mundo em piscina curta (Doha/2014 e Windsor/2016), além da vitória no revezamento medley misto em 2014.

João Gomes Júnior foi vice-campeão mundial em 2017 e finalista olímpico no Rio, em 2016. Conquistou três medalhas de ouro no Mundial de Piscina Curta, em Doha (Quatar), em 2014. No final de julho, conquistou medalha de bronze no Mundial da Coréia do Sul e na semana passada, durante o Pan-Americano de Lima, faturou mais trêsmedalhas, incluindo o ouro nos 100 metros peito.

Sobre os projetos – Mais de três milhões de crianças e adolescentes já foram atendidas indiretamente pela Caravana do Esporte e pela Caravana das Artes, desde 2005. Mais de 50 mil professores e educadores foram capacitados dentro das metodologias Esporte Educacional e Viva com Arte, nos onze anos dos projetos. São projetos de responsabilidade social da ESPN e da DISNEY, em parceria com o UNICEF, com o Instituto Mpumalanga, e com o Instituto Esporte & Educação (IEE).

A CARAVANA DO ESPORTE tem o objetivo de subsidiar uma política pública voltada para o esporte a fim de garantir o direito de crianças e jovens praticarem esportes com inclusão e em ambientes livres de violência, fazendo uso de tecnologia desenvolvida que se apoia na prática esportiva com materiais de baixo custo, adaptados em tamanhos e pesos para crianças e jovens. O projeto conta com o patrocínio do Itaú, da Rede, EDP, ALCOA, CMPC e IBM, via Lei de Incentivo ao Esporte/Governo Federal.

Sobre o Instituto Esporte & Educação – O Instituto Esporte & Educação (IEE) foi criado em 2001, já atendeu a 3,1 milhões de crianças e jovens em todo o Brasil e contribuiu para a formação de mais de 50 mil professores e educadores.

Dentre os parceiros do IEE estão Itaú, Rede, Petrobras, NIKE, Nestlé, EDP, Instituto EDP, Banco Votorantim, Bayer, CMPC, Ultra, ALCOA,  Anhanguera, Pitágoras, Aché, Isa CTEEP, IBM, Mercado Livre, Verde Asset Management, Novelis, Roche, WestRock, Grupo CCR, Bank Of America, Grupo GTM, Correcta, Trench Rossi e Watanabe Advogados, Yamana Gold, LIVELO, AES Tietê, Bloomberg, Mentos e Portocred Financeira.

Saiba mais sobre o IEE: http://goo.gl/ePnnai
Site: www.esporteeducacao.org.br/
Facebook: https://www.facebook.com/esporteeducacao/

ZDL – Paula Otero – MTb 17268/MG
paula@zdl.com.br

Site: www.zdl.com.br
Facebook: www.facebook.com/ZDLSports
Instagram: www.instagram.com/zdlsports
Twitter: 
www.twitter.com/ZDLcomunica

NEWS

ACONTECE NOS PROJETOS