— NEWS/ Formações do IEE

Projeto do IEE e da Petrobras capacita 270 professores de três estados em esporte educacional

ESCRITO EM — 22/04/2019

14:46 hs

COMPARTILHE:

São Paulo (SP) – Nesta semana, o projeto Rede de Parceiros Multiplicadores de Esporte Educacional, realizado pelo Instituto Esporte & Educação (IEE) em parceria com a Petrobras, estará em três estados, realizando formações em esporte educacional para profissionais da área de educação. Na terça (23) e na quinta-feira (25), profissionais do IEE estarão em Duque de Caxias (RJ), Santos (SP) e Mossoró e Macau, ambas do Rio Grande do Norte. Ao total, nesta semana, serão capacitados 270 profissionais. O IEE foi criado e é presidido pela medalhista olímpica Ana Moser.

Santos e Cubatão, no estado de São Paulo, receberão o projeto na terça e na quinta-feira, quando será realizado o terceiro módulo do projeto, que tem como conteúdos Escola Ativa – Implantação e Qualificação da Educação Física, Princípios do Esporte Educacional e Movimento para a Saúde e Educação. Estarão presentes no Centro Universitário UNILUS – Campus III 100 profissionais, entre professores de educação física, gestores e coordenadores pedagógicos de 48 escolas e duas ONGs de Santos e Cubatão.

“A abordagem nas atividades demonstrou que podemos trabalhar de maneira interdisciplinar, em grupo, com uma visão diferente. A atividade do último módulo ampliou minha visão também quanto à função do caos. A bagunça é necessária para gerar um diálogo entre os alunos, onde o grupo todo, mesmo divergindo, busca o objetivo comum”, afirma William Marques, professor de Cubatão e participante do projeto do IEE.

Já no Rio Grande do Norte, na terça-feira, será a vez de 50 professores e gestores de Mossoró Felipe Guerra, Apodi, Caraúbas, Areia Branca, Upanema e Governador Dix-sept Rosado participarem do quinto módulo de formação, quando é realizado o Seminário de Práticas Pedagógicas. “Os próprios professores participantes das formações apresentarão, em formato de instalação, os resultados obtidos após o início do projeto, podendo utilizar várias linguagens como vídeos, esculturas, performances, jogos, entre outros”, explica Adriano Rossetto Jr., coordenador do IEE.

Marta Gerusa, professora de Mossoró, se mostra animada para o evento. “Tenho grande expectativa para o próximo modulo. Poder apresentar meu trabalho para meus colegas e parceiros de formação e também às autoridades locais é de extrema importância para mim; poder ter este espaço de troca e valorização”, conta.

Ainda no estado potiguar, na quinta-feira, a partir das 8h, o projeto do IEE estará em Macau, também para a realização do último encontro dessa temporada. Estarão presentes 30 professores, gestores e coordenadores de seis municípios (Afonso Bezerra, Alto Rodrigues, Assú, pendências, Macau e Natal).

Fechando a semana, também na quinta-feira, 90 profissionais de Duque de Caxias, entre professores de educação física, gestores e coordenadores pedagógicos, participarão do segundo encontro de capacitação no município. Nesse módulo, a temática será voltada para a Escola Ativa: Contextualização do Movimento para a Saúde e Educação.

“No próximo módulo, o conteúdo será de extrema importância porque acreditamos na escola em movimento e a proposta da Escola Ativa vai completamente ao encontro da temática que é uma das nossas maiores necessidades e prioridades dentro das unidades escolares”, fala Giselle Teixeira, diretora do Centro de Pesquisa e Formação Continuada Paulo Freire e da Secretária de Educação de Duque de Caxias.

Esses encontros fazem parte da terceira fase do projeto Rede de Parceiros Multiplicadores de Esporte Educacional, que terá duração de dois anos e que realizará dez encontros de formação teórica e prática para professores em 15 polos, contemplando nove estados, 50 municípios e 1.050 professores e gestores de escolas públicas. Bahia, Ceará, Espírito Santo, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Sergipe e São Paulo são os estados que fazem parte dessa nova etapa do projeto.

Serviço
Rede de Parceiros Multiplicadores em Esporte Educacional – Mossoró (RN)
Data: Terça-feira (23)
Horário: 8h às 17h
Local: Auditório da Estação das Artes Elizeu Ventania (avenida Rio Branco – Bom Jardim)

Rede de Parceiros Multiplicadores em Esporte Educacional – Santos (SP)
Data: Terça (23) e quinta-feira (25)
Horário: 8h às 17h
Local: Centro Universitário UNILUS-Campus III (rua Batista Pereira, 265 – Macuco)

Rede de Parceiros Multiplicadores em Esporte Educacional – Duque de Caxias (RJ)
Data: Quinta-feira (25)
Horário: 8h às 17h
Local: Unigranrio Duque de Caxias – Cinema 1 (rua Professor José de Souza Herdy, 1160 – Jardim Vinte e Cinco de Agosto)

Rede de Parceiros Multiplicadores em Esporte Educacional – Macau (RN)
Data: Quinta-feira (25)
Horário: 8h às 17h
Local: Escola Municipal Padre João Penha Filho (rua São Vicente – Porto São Pedro)

Sobre o Instituto Esporte & Educação – O Instituto Esporte & Educação (IEE) foi criado em 2001, já atendeu a 3,1 milhões de crianças e jovens em todo o Brasil e contribuiu para a formação de mais de 45 mil professores.

Dentre os parceiros do IEE estão Itaú, Rede, Petrobras, NIKE, Nestlé, EDP, Instituto EDP, Banco Votorantim, Bayer, CMPC, Ultra, ALCOA,  Anhanguera, Pitágoras, Aché, Isa CTEEP, IBM, Mercado Livre, Verde Asset Management, Novelis, Roche, WestRock, Grupo CCR, Bank Of America, Grupo GTM, Correcta, Trench Rossi e Watanabe Advogados, Yamana Gold, LIVELO, AES Tietê, Bloomberg, Mentos e Portocred Financeira.

Saiba mais sobre o IEE: http://goo.gl/ePnnai
Site: www.esporteeducacao.org.br/
Facebook: https://www.facebook.com/esporteeducacao/

ZDL – Paula Otero – MTb 17268/MG
paula@zdl.com.br

Site: 
www.zdl.com.br
Facebook: www.facebook.com/ZDLSports
Instagram: www.instagram.com/zdlsports
Twitter: www.twitter.com/ZDLcomunica

NEWS

ACONTECE NOS PROJETOS