— NEWS/ Formações do IEE

Projeto do IEE e Petrobras estará em três estados nesta semana para capacitar 410 professores

ESCRITO EM — 11/03/2019

14:14 hs

COMPARTILHE:

São Paulo (SP) – O projeto Rede de Parceiros Multiplicadores de Esporte Educacional, realizado pelo Instituto Esporte & Educação (IEE) em parceria com a Petrobras, volta a seis municípios nesta semana. De terça (12) a quinta-feira (14), profissionais do IEE estarão nos estados da Bahia, do Paraná e Rio de Janeiro para a realização de formações em esporte educacional, que reunirão cerca de 410 profissionais da área de educação. O IEE foi criado e é presidido pela medalhista olímpica Ana Moser.

Na terça-feira, o projeto estará em Catu (BA), Araucária (PR) e Macaé (RJ), reunindo 230 profissionais da Educação locais. Nos dois primeiros municípios, será realizado o terceiro encontro do projeto, quando os participantes são apresentados aos temas “Implantação da Escola Ativa” e “Princípios do Esporte Educacional”. “A terceira formação tem como objetivos sensibilizar e inspirar professores, gestores e diretores à refletirem sobre o papel do corpo na escola, orientando como modificar estratégias e espaços para ampliar o tempo e espaço do movimento na escola, também conhecer os princípios pedagógicos que devem orientar a prática de ensino do esporte educacional”, afirma Adriano Rossetto Jr, coordenador do IEE.

Já em Macaé, será a quarta capacitação da temporada, que terá como temáticas “Eventos de Esporte Educacional” e ainda a organização para o seminário que ocorrerá no quinto e último módulo. “Achei as estratégias utilizadas boas porque a gente escuta as ideias dos colegas e junto com as nossas surgem ideias melhores. Achei interessante abranger outras disciplinas e não só a educação física. Nos próximos encontros, a gente espera sempre mais práticas para poder implantar na escola de forma efetiva”, comenta Rafaela Cortes, professora do município.

No dia seguinte, será a vez de São Mateus do Sul (PR) receber o projeto do IEE. Cerca de 30 professores, gestores e coordenadores do município participarão do terceiro encontro da temporada. “Essas formações estão sendo muito produtivas e incentivadoras. Os conteúdos nos trazem para a realidade que trabalhamos com atuações reais abordadas de forma dinâmicas. Modifica a didática com uma visão das situações problema de uma perspectiva externa, ampliando horizontes e melhorando a prática”, conta Kamila Noernberg Holler, participante de São Mateus do Sul.

Na quinta-feira, em São Francisco do Conde (BA) será realizado o terceiro módulo do projeto, com a presença de 70 professores. No mesmo dia, em Itaboraí (RJ), o quarto encontro do programa contará com 80 profissionais.

“A formação que o Rede de Parceiros Multiplicadores está me proporcionando é uma experiência formativa mais importante da qual já participei. As discussões representam a realidade do professor de Educação Física e as experiências e ideias apresentadas abrem novos horizontes. Me sinto pertencente no espaço e os diálogos com os colegas propiciam problematizações e potencializam soluções para uma pratica educacional de qualidade”, afirma a professora Érika Karina Nogueira, do município baiano de São Francisco do Conde.

Esses encontros fazem parte da terceira fase do projeto Rede de Parceiros Multiplicadores de Esporte Educacional, que terá duração de dois anos e que realizará dez encontros de formação teórica e prática para professores em 15 polos, contemplando nove estados, 50 municípios e 1.050 professores e gestores de escolas públicas. Bahia, Ceará, Espírito Santo, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Sergipe e São Paulo são os estados que fazem parte dessa nova etapa do projeto.

Serviço
Rede de Parceiros Multiplicadores em Esporte Educacional – Catu (BA)
Data: Terça-feira (12)
Horário: 8h às 17h
Local: Centro Administrativo (rua Geonísio Barroso – Boa Vista)

Rede de Parceiros Multiplicadores em Esporte Educacional – São Francisco do Conde (BA)
Data: Quinta-feira (14)
Horário: 8h às 17h
Local: Prédio Administrativo da Secretaria Municipal da Educação – Seduc (avenida Juvenal Eugênio de Queiroz, s/n, Baixa Fria)

Rede de Parceiros Multiplicadores em Esporte Educacional – Itaboraí (RJ)
Data: Quinta-feira (14)
Horário: 8h às 17h
Local: E.M. Prof.ª Cecília Augusta dos Santos (rua Presidente Dutra s/nº – Outeiro das Pedras)

Rede de Parceiros Multiplicadores em Esporte Educacional – Macaé (RJ)
Data: Terça-feira (12)
Horário: 8h às 17h
Local: Universidade Federal Fluminense (rua Aloisio da Silva Gomes, nº 50, Granja dos Cavaleiros)

Rede de Parceiros Multiplicadores em Esporte Educacional – Araucária (PR)
Data: Terça-feira (12)
Horário: 8h às 17h
Local: Escola IBRAIM MANSUR (rua Nossa Senhora dos Remédios, nº 1360)

Rede de Parceiros Multiplicadores em Esporte Educacional – São Mateus do Sul (PR)
Data: Quarta-feira (13)
Horário: 8h às 17h
Local: Centro de Vivência Amélia Boroto (rua João Pinto Bandeira, 74 – Carapina)

Sobre o Instituto Esporte & Educação – O Instituto Esporte & Educação (IEE) foi criado em 2001, já atendeu a 3,1 milhões de crianças e jovens em todo o Brasil e contribuiu para a formação de mais de 45 mil professores.

Dentre os parceiros do IEE estão Itaú, Rede, Petrobras, NIKE, Nestlé, EDP, Instituto EDP, Banco Votorantim, Bayer, CMPC, Ultra, ALCOA, Grupo Kroton, Aché, Isa CTEEP, IBM, Mercado Livre, Verde Asset Management, Novelis, Roche, WestRock, Grupo CCR, Bank Of America, Grupo GTM, Correcta, Trench Rossi e Watanabe Advogados, Yamana Gold, LIVELO, AES Tietê, Bloomberg, Mentos e Portocred Financeira.

Saiba mais sobre o IEE: http://goo.gl/ePnnai
Site: www.esporteeducacao.org.br/
Facebook: https://www.facebook.com/esporteeducacao/

ZDL – Paula Otero – MTb 17268/MG
paula@zdl.com.br

Site: www.zdl.com.br
Facebook: www.facebook.com/ZDLSports
Instagram: www.instagram.com/zdlsports
Twitter: www.twitter.com/ZDLcomunica

NEWS

ACONTECE NOS PROJETOS