— NEWS/ Formações do IEE

Projeto do IEE inicia primeiro ano de formação para professores de Araçatuba (SP)

ESCRITO EM — 16/10/2019

20:13 hs

COMPARTILHE:

São Paulo (SP) – Agora, Araçatuba (SP) também faz parte do Projeto Formação Continuada de Professores da Rede Pública, realizado pelo Instituto Esporte & Educação (IEE). Na quinta (17) e na sexta-feira (18), serão realizadas as primeiras capacitações do projeto no município, com o patrocínio da WestRock, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte do Governo Federal. O IEE foi criado e é presidido pela medalhista olímpica Ana Moser.

Ao longo do segundo semestre de 2019 e primeiro do próximo ano, serão realizados três módulos de formação, com a participação de 60 professores e coordenadores da educação infantil e 20 gestores públicos, todos da rede municipal de ensino.

Na quinta-feira, das 8h às 12h, será realizada a formação com os gestores, no Ginásio Municipal Dr. Plácido Rocha, no bairro Vila Bandeirantes. Serão trabalhados temas como conceitos e pilares da Escola Ativa e as ferramentas de diagnóstico das escolas para a formação de uma rede de Escolas Ativas.

No dia seguinte, também no Ginásio Municipal, será a vez dos professores e coordenadores pedagógicos serem capacitados pelo IEE. Das 8h às 17h, serão abordados os conteúdos: “Manifestações do Esporte”, “Princípios do Esporte Educacional” e “Conceito de Alfabetização corporal e esportiva”.

“O objetivo do projeto, neste primeiro ano de intervenção, é contribuir com a formação dos educadores e a qualificação dos projetos e programas nas áreas da Educação Física e Alfabetização Corporal. A ideia é valorizar a escola como um espaço significativo de prática consciente da Educação Física e do Esporte e, consequentemente, ampliar a oferta de atividades regulares para os alunos”, explica Fábio D´Angelo, coordenador pedagógico do IEE. Ele e Ceres Prado serão os responsáveis pela formação no município.

“Os professores e coordenadores terão a oportunidade de integrar a teoria e a prática da Educação Física/Corporal em conteúdos relacionados com o esporte educacional e seus princípios pedagógicos, a pedagogia do jogo, alfabetização corporal e sua aplicação na Educação Física e educação infantil, ampliação da cultura de movimento, organização de evento e gestão de projetos”, completa Fábio.

Já com os gestores públicos, a formação irá trabalhar conteúdos relacionados à Escola Ativa, educação corporal e alfabetização corporal, tendo como meta criar um plano de ação para a construção de uma rede de Escolas Ativas.

Formação de Professores da Rede Pública – O projeto Formação de Professores da Rede Pública está no seu sétimo ano e tem a missão de formar professores e gestores na metodologia do esporte educacional, com o objetivo de qualificar e ampliar o acesso de crianças e jovens ao esporte dentro e fora da escola.

Neste ano, o projeto atua em 14 cidades de oito estados (Goiás, Bahia, São Paulo, Rio Grande do Sul, Tocantins, Ceará, Amapá e Mato Grosso) para capacitar cerca de oitocentos professores e gestores da rede pública para a implantação e qualificação de programas voltados para a prática da educação física e do esporte nas cidades.

Serviço
Projeto Formação Continuada de Professores da Rede Pública – Araçatuba (SP)
Datas: Quinta-feira (17) e sexta-feira (18)
Horários: 8h às 12h e 8h às 17h
Locais: Ginásio Municipal Dr. Plácido Rocha (rua Francisco Braga, 281 – Vila Bandeirantes).

Sobre o Instituto Esporte & Educação – O Instituto Esporte & Educação (IEE) foi criado em 2001, já atendeu a 3,1 milhões de crianças e jovens em todo o Brasil e contribuiu para a formação de mais de 50 mil professores e educadores.

Dentre os parceiros do IEE estão Itaú, Rede, Petrobras, NIKE, Nestlé, EDP, Instituto EDP, Banco Votorantim, Bayer, CMPC, Ultra, ALCOA,  Anhanguera, Pitágoras, Aché, Isa CTEEP, IBM, Mercado Livre, Verde Asset Management, Novelis, Roche, WestRock, Grupo CCR, Bank Of America, Grupo GTM, Correcta, Trench Rossi e Watanabe Advogados, Yamana Gold, LIVELO, AES Tietê, Bloomberg, Mentos e Portocred Financeira.

Saiba mais sobre o IEE: http://goo.gl/ePnnai
Site: www.esporteeducacao.org.br/
Facebook: https://www.facebook.com/esporteeducacao/

ZDL – Paula Otero – MTb 17268/MG
paula@zdl.com.br

Site: www.zdl.com.br
Facebook: www.facebook.com/ZDLSports
Instagram: www.instagram.com/zdlsports
Twitter: 
www.twitter.com/ZDLcomunica

NEWS

ACONTECE NOS PROJETOS