— NEWS/ Formações do IEE

Projeto Formações IEE capacita 690 profissionais de oito estados em agosto

Ações do Instituto Esporte e Educação estão sendo realizadas em Minas Gerais, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo, levando a metodologia baseada nos princípios do esporte educacional

ESCRITO EM — 03/08/2023

12:10 hs

COMPARTILHE:

Agosto, 2023 – O Projeto Formações IEE, do Instituto Esporte e Educação, tem sequência neste mês de agosto. As ações estão chegando a oito estados, em um total de doze cidades – oito delas de forma presencial e quatro em EaD. Serão capacitados 690 profissionais, entre professores, gestores, coordenadores e diretores, com a metodologia baseada nos princípios do esporte educacional e que deverá beneficiar mais de 50 mil alunos destes municípios.

Cinco cidades iniciam a formação este mês – Campina Grande (PB), Itatiba (SP), João Pessoa (PB), Rio Piracicaba (MG) e Rolândia (PR). Já Arinos (MG), Barcarena (PA), Cachoeira Dourada (MG), Campo Verde (MT), Canoas (RS), Chapecó (SC) e Pedra Lavrada (PB) dão continuidade ao projeto com novos módulos.Rolândia, no dia 11, e Itatiba, no dia 17, terão ações presenciais. Rio Piracicaba, com apoio da Vale via LFIE/Governo Federal, e João Pessoa, com apoio da Novelis via LFIE/Governo Federal, ambos no dia 29, e Campina Grande, no dia 31, também estarão com ações presenciais do módulo 1, o “Princípios do Esporte Educacional”.

Serão presenciais, ainda, as formações nas cidades de Cachoeira Dourada, nos dias 14 e 15, com apoio da Bayer via LFIE/Governo Federal, em Arinos, dia 24, com apoio da CTG via LFIE/Governo Federal, e Barcarena, dia 30, com apoio da Ultracargo via LFIE/Governo Federal, todas dando continuidade ao projeto com o módulo 3: “Pedagogia do Esporte”.

Nos municípios de Campo Verde (MT), Canoas (RS), Chapecó (SC) e Pedra Lavrada (PB) as ações serão no formato em EAD, realizado na Plataforma Moodle IEE. O Sistema Protege, módulo 4, será desenvolvido em três das cidades: Chapecó, até o dia 15, com webinário dia 3; Canoas, com apoio de Ipiranga e Ultragaz via LFIE/Governo Federal, até o dia 31, com webinários nos dias 9 e 11; e Campo Verde, com apoio da Bayer via LFIE/Governo Federal e atividades que seguem até 15 de setembro, com webinário no próximo dia 22. Já o módulo 2, Didática, será aplicado em Pedra Lavrada, com apoio da CTG via LFIE/Governo Federal, até o dia 31, com webinários nos dias 23 e 24.

“Essas ações aproximam o IEE das redes municipais de ensino, integrando a teoria e a prática com o Formações, proporcionando um aprendizado diferenciado nas cidades que recebem o projeto”, destaca Adriano Rossetto, coordenador pedagógico do IEE.

A metodologia do IEE tem sido desenvolvida e aplicada pelo Instituto ao longo de seus 22 anos de atuação. O foco é o esporte educacional, que segue os princípios da inclusão e do respeito às diferenças, com a capacitação de professores e a aplicação do método por esses profissionais de educação formados pelo IEE.

Os módulos  – O módulo Princípios do Esporte Educacional é apresentado por meio de jogos e práticas corporais, com reflexões sobre inclusão, diversidade, construção coletiva, educação integral e autonomia nas práticas pedagógicas da educação física.

O EaD tem estudos e discussões acerca do conteúdo de didática, por meio de vídeos de práticas de jogos da cultura popular, realizando reflexão sobre as maneiras das crianças aprenderem e as diversas possibilidades de como ensinar que o professor pode desenvolver nas aulas de educação física.

A ação Pedagogia do Esporte é praticada e vivenciada por meio de jogos da cultura popular, atendendo aos critérios do “bom jogo”: imprevisibilidade, desafios e sucessos, novas aprendizagens, gerenciamento pelo jogadores e participação ativa.

No Sistema Protege é realizado o seminário de boas práticas pedagógicas, com apresentação de jogos e estratégias desenvolvidas pelos professores em suas aulas, a partir dos conteúdos estudados e vivenciados nas formações. As vivências dos jogos fomentarão a discussão da metodologia de esporte educacional.

Sobre o Instituto Esporte e Educação – Criado em 2001 pela medalhista olímpica Ana Moser, o Instituto Esporte e Educação (IEE) já atendeu a 7,4 milhões de crianças e jovens e capacitou mais de 61 mil professores e educadores em todo o Brasil. Sua metodologia está presente em 1.437 municípios brasileiros, com 9.964 núcleos e escolas atendidos.

A metodologia do IEE é baseada nos princípios do esporte educacional: inclusão de todos, construção coletiva, respeito à diversidade, educação integral, rumo à autonomia. Além das esportivas, as atividades realizadas são nas esferas da cultura, saúde, cidadania, protagonismo juvenil e ação comunitária.

O Instituto Esporte Educação conta com os seguintes parceiros: Itaú, Mastercard, VALE, Grupo CCR, Instituto CCR, Banco BV, Instituto Votorantim, Bayer, Achè, Novelis, Bank Of America, Mercado Livre, Grupo ULTRA, Verde Asset Management, CTG Brasil, Daiichi, Comgas, Westrock, Zurich, Pfizer, Polimix, DEXCO, Cogna, Liberty Seguros, Simpress, TRW, DOW, IAG PHARMA e KLEY HERTZ, Bermad, WALLERSTEIN, TrackAndField, AXA, APPMAX e Escola Mobile via Lei de Incentivo ao Esporte / Ministério do Esporte / Governo Federal, ROCHE, Bloomberg e NIKE.

Saiba mais sobre o IEE: 
Site: www.esporteeducacao.org.br/
Facebook: https://www.facebook.com/esporteeducacao/
Instagram : https://www.instagram.com/instituto.esporteeducacao/

ZDL
Doro Jr. – MTb 13209 – 
dorojr@zdl.com.br – 11 984579723
Deborah Mamone – MTb 15148  – 
deborah@zdl.com.br – 11 991628967

Site: 
www.zdl.com.br
Facebook: www.facebook.com/ZDLSports
Instagram: www.instagram.com/zdlsport
Twitter: www.twitter.com/ZDLcomunica

NEWS

ACONTECE NOS PROJETOS