— NEWS/ Rede de Núcleos

Projeto Rede de Núcleos, do IEE, volta às aulas com mais de 6.000 alunos em São Paulo, Rio de Janeiro e Pernambuco

Os atendimentos são realizados em 36 espaços, nos três estados, e ao longo do ano contarão com muitos eventos, formações, aulas, monitorias, liderança juvenil e trocas constantes entre as equipes de coordenação e atendimento direto do Instituto Esporte e Educação

ESCRITO EM — 12/03/2024

15:53 hs

COMPARTILHE:

Março, 2024 – O Rede de Núcleos, do Instituto Esporte e Educação (IEE), deu início às atividades de 2024 retomando os atendimentos nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Pernambuco. Na volta às aulas, o projeto está recebendo 6.302 alunos, em 36 espaços, em um ano que contará com muitos eventos, formações, aulas, monitorias, liderança juvenil e trocas constantes entre as equipes de coordenação e atendimento direto do IEE.

A equipe de professores participou de diversos encontros de formação e planejamento, visando a qualificação das atividades propostas por meio da metodologia do Esporte Educacional, desenvolvida pelo IEE.

Todos os colaboradores estão dedicados a trabalhar, no dia a dia, conteúdos relacionados a esporte, saúde, cultura, protagonismo, cidadania e comunidade. Ao longo do ano, o projeto leva a prática de esporte e atividade física, assim como ações socioeducativas, a diferentes comunidades do Brasil.

Para as boas-vindas aos alunos, os professores do IEE prepararam jogos de acolhimento, atividades diagnósticas e um planejamento pedagógico voltado à cultura local, com base no conhecimento prévio dos estudantes e expectativas de ensino e aprendizagem avaliadas pela equipe de educadores.

“Tudo foi preparado com muita alegria, promovendo momentos de diversão e aprendizagem. O objetivo do IEE é levar educação integral aos alunos por meio do esporte, agregando valores que ultrapassem os limites da quadra”, afirma Celiane de Oliveira, coordenadora pedagógica do IEE.

Elogios ao projeto – O Rede de Núcleos é referência nos locais em que atua. E quem participa destaca a importância do projeto e o impacto da metodologia do Esporte Educacional, ganhando cada vez mais visibilidade na comunidade em que o núcleo está inserido. Luiz Fernando Souza Pereira, estagiário no Núcleo Campos Salles, diz que sua experiência com o projeto tem sido enriquecedora, tanto na teoria quanto na prática.

“Aprendo todo dia atividades com o planejamento das aulas e aplicação prática. Para esse ano, desejo aprimorar ainda mais meus conhecimentos, enriquecendo as aplicações das aulas e impulsionando meu crescimento profissional. Estou ansioso para evoluir como professor e expandir meu caminho na área”, afirma Luiz Fernando.

Adriana Capitulino da Silva, tia de Isabele Sofia, de 7 anos, e Luna Beatriz, de 8 anos, do Núcleo Conde de Boa Vista, em Cabo de Santo Agostinho (PE), conheceu o projeto por meio do Festival de Férias do Rede de Núcleos.

“Andando com minhas sobrinhas, escutamos barulho de criança e descobrimos o Festival de Férias do projeto. A partir daí, fiquei sabendo que tem o projeto perto de casa, na EMEF Eronides Soares, e fiz a inscrição, pois achei a proposta maravilhosa. Tira as crianças da internet e as coloca em movimento. Estão de parabéns pelo incentivo para que sejam ativos de corpo e mente, já que hoje em dia é tão fácil ver os alunos com problemas por conta do uso de celular e outras tecnologias”, explica Adriana.

“Depois que minha filha começou a participar do projeto, ela passou a se desenvolver mais, a fazer mais amizades, era muito tímida. Eu estou gostando bastante do projeto na escola. Minha filha está adorando e se divertindo”, destaca Carol, mãe de Júlia Beatriz, aluna do Núcleo Cremilda Maria, também em Cabo de Santo Agostinho.

O Projeto Rede de Núcleos – Estruturado a partir de parcerias locais e institucionais, o Rede de Núcleos é considerado referência na comunidade ao redor. Com o Projeto, o IEE atende crianças e jovens em núcleos na Capital Paulista, na região metropolitana de São Paulo (Osasco, Carapicuíba, Cajamar e Embu) e no Interior do Estado (Pindamonhangaba e São Sebastião), Rio de Janeiro e Pernambuco. Os alunos têm programação semanal de atividades esportivas, festivais e competições, projetos culturais e comunitários, levando os conteúdos desenvolvidos, aproximando os núcleos e os professores das comunidades atendidas, promovendo a prática esportiva, com muito movimento, união, educação e alegria.

O Projeto Rede de Núcleos conta com os seguintes Parceiros: Mercado Livre, Grupo CCR, Instituto CCR, Achè, Novelis, Bank Of America, Grupo ULTRA, Instituto ULTRA, Daiichi Sankyo, Comgas, EDP São Paulo, Pfizer, Polimix, Eternit, Grupo SIMPAR, TRW, Mundial Logística, TrackAndField, Banco ABC, Escola Mobile e Santil via Lei de Incentivo ao Esporte / Ministério do Esporte / Governo Federal, ROCHE e Bloomberg.

Saiba mais sobre o IEE: 
Site: www.esporteeducacao.org.br/
Facebook: https://www.facebook.com/esporteeducacao/
Instagram : https://www.instagram.com/instituto.esporteeducacao/

ZDL
Doro Jr. – MTb 13209 – 
dorojr@zdl.com.br – 11 984579723
Deborah Mamone – MTb 15148  – 
deborah@zdl.com.br – 11 991628967
Site: 
www.zdl.com.br
Facebook: www.facebook.com/ZDLSports
Instagram: www.instagram.com/zdlsport

NEWS

ACONTECE NOS PROJETOS