— NEWS/ Rede de Núcleos

Rede de Núcleos, do IEE, retoma eventos de esporte educacional com participação de mais de 8 mil beneficiados

A equipe de professores e estagiários dos núcleos do projeto do Instituto Esporte & Educação adaptou as ações aos protocolos da Covid-19 e, desde maio, realizou 87 eventos, das mais diferentes atividades, com a programação seguindo ao longo deste segundo semestre

ESCRITO EM — 06/09/2022

10:46 hs

COMPARTILHE:

Setembro, 2022 – O Projeto Rede de Núcleos, do Instituto Esporte & Educação (IEE), leva alegria, integração, prática de esporte e atividade física, além de ações sócio educativas, a diferentes comunidades do Brasil. Desde maio deste ano, retomou os seus eventos de esporte educacional, seguindo os protocolos de segurança da Covid-19. No total, o Projeto desenvolvido pelo IEE – criado e presidido pela medalhista olímpica Ana Moser – conta com 22 núcleos, atendendo a crianças e jovens pelo País.

As comunidades voltaram, assim, a se envolver nos eventos desenvolvidos pelos núcleos do IEE, com destaque para a atuação dos jovens líderes, sempre muito engajados com as atividades do Instituto. Foram retomadas as ações esportivas, com a equipe de professores e estagiários dos núcleos adaptando as atividades para garantir que os protocolos de segurança sejam seguidos.

Foram 87 eventos no primeiro semestre, com a participação de 8.267 alunos do IEE e as comunidades envolvidas. O destaque ficou para o encontro das crianças do Núcleo Osasco com as jogadoras da Seleção Brasileira Sub-17 de vôlei feminino, no SportVille, em Barueri(SP), que contou com a presença de Ana Moser e do técnico José Roberto Guimarães.

“Além disso, realizamos muitos eventos temáticos, retomamos os Festivais de Férias de forma presencial, os Internúcleos Locais e as atividades de ginástica com as mães dos alunos durante os eventos. Com um balanço muito positivo desse retorno, que segue daqui para frente”, afirma a presidente do IEE, Ana Moser.

A partir deste segundo semestre de 2022 e início de 2023 está sendo retomado o Circuito de Jovens, que prevê etapas regionais nos polos Rio de Janeiro, São Luís (SP), Heliópolis (SP), Zona Oeste SP, Litoral – São Sebastião e Pernambuco, com presença de 41 equipes de vôlei compostas por jovens do IEE. A programação de eventos do Projeto Rede de Núcleos é atualizada frequentemente na agenda do site do IEE: https://esporteeducacao.org.br/59284-2/.

As diferentes ações do IEE nos núcleos – Ao longo desses meses foram desenvolvidas atividades de vôlei, futevôlei, tênis, basquete, atletismo, futsal, gincanas de férias, amarelinhas, habilidades dos super-heróis, jogo das bolinhas coloridas, festival amistoso, jogos em duplas, trios e quartetos.

Desafios relacionados à capacidade física também foram destaque, voltados para força, resistência, agilidade e equilíbrio: Jogo Limpa Casa, Derruba Cone, Futebol Numerado, Futebol Quatro Cantos, Basquete Humano, Vôlei Demolidor, Corrida Sonic, Desafio do Homem Aranha, Jogo do Arqueiro, Acerte o Alvo, Taco e Variações, Arranca Rabo, Acorda seu Urso, Invasão, piques com variações, pega-pega com variações, jogos com corda, jogos aquáticos, jogos de obstáculos e Proteja seu Castelo.

Assim como diversas formas de jogar queimada, como: Queimada Maluca, Queimada Rouba Bandeira, Queimada Ameba, Queimada Rei e Rainha, Queimada do Rei, Queimada Arena, Queimada do Calabouço, Queimada Resta Um, Queima Goleiro e Queimada Cone, entre outros jogos.

O Projeto Rede de Núcleos – Estruturado a partir de parcerias locais e institucionais, o Rede de Núcleos é considerado referência na comunidade ao redor. Com o Projeto, o IEE atende atualmente a cerca de 6 mil crianças e jovens em 22 núcleos na Capital Paulista, na região metropolitana de São Paulo (Osasco, Carapicuíba, Cajamar e Embu) e no Interior do Estado (Pindamonhangaba e São Sebastião), Rio de Janeiro e Pernambuco. Os alunos têm programação semanal de atividades esportivas, festivais e competições, projetos culturais e comunitários, levando os conteúdos desenvolvidos, aproximando os núcleos e os professores das comunidades atendidas, promovendo a prática esportiva, com muito movimento, união, educação e alegria.

O Projeto Rede de Núcleos conta com os seguintes Parceiros: Banco BV, Instituto Votorantim, Itaú, Novelis, Mercado Livre, Achè, Grupo ULTRA, Instituto CCR, Verde Asset Management, ROCHE, Bank Of America, Comgas, TRW, Pernambucanas, Movida, Carrefour, DEXCO, Pfizer, Eternit, Accumed, Polimix, Zurich, Grupo Lavoro, TrackAndField, PerfettiVanMelle, BRFértil, Too Seguros, MZ Consultoria e DPaschoal.

Sobre o Instituto Esporte & Educação – Criado em 2001 pela medalhista olímpica Ana Moser, o Instituto Esporte & Educação (IEE) já atendeu a 6 milhões de crianças e jovens e capacitou mais de 55 mil professores e educadores em todo o Brasil.

A metodologia do IEE é baseada nos princípios do esporte educacional: inclusão de todos, construção coletiva, respeito à diversidade, educação integral, rumo à autonomia. Além das esportivas, as atividades realizadas são nas esferas da cultura, saúde, cidadania, protagonismo juvenil e ação comunitária.

Saiba mais sobre o IEE: 
Site: www.esporteeducacao.org.br/
Facebook: https://www.facebook.com/esporteeducacao/
Instagram : https://www.instagram.com/instituto.esporteeducacao/

ZDL
Doro Jr. – MTb 13209 – 
dorojr@zdl.com.br – 11 984579723
Deborah Mamone – MTb 15148  – 
deborah@zdl.com.br – 11 991628967

Site: www.zdl.com.br
Facebook: www.facebook.com/ZDLSports
Instagram: www.instagram.com/zdlsport
Twitter: www.twitter.com/ZDLcomunica

NEWS

ACONTECE NOS PROJETOS