Com o lançamento do novo projeto do Instituto Esporte & Educação, sete cidades já realizam o primeiro módulo, em formato EaD. A iniciativa chegará a 10 municípios do País até março de 2021

Novembro de 2020 – A partir deste mês de novembro, sete cidades de cinco estados do País – São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Alagoas e Goiás – estão dando início ao primeiro módulo do Projeto Rede Escolas Ativas IEE. A iniciativa chega como uma ação integrada ao Projeto Formação Continuada de Professores das Redes Públicas e atenderá a 800 gestores, diretores, professores, lideranças comunitárias e agentes públicos. Até março de 2021 estará em 10 municípios. E até junho serão disponibilizados quatro módulos de formação à distância, totalizando 60 horas online na temática Escolas Ativas. O projeto Rede Escolas Ativas é realizado pelo Instituto Esporte & Educação (IEE), que foi criado e é presidido pela medalhista olímpica Ana Moser.

As ações formativas e de capacitação do Projeto Rede Escolas Ativas estão sendo oportunizadas a todos os educadores e participantes das cidades em que o projeto já foi lançado. Com lançamentos desde o final de outubro, neste mês de novembro o Rede Escolas Ativas inicia o primeiro módulo em Japaratinga e Marechal Deodoro (AL), Santa Helena de Goiás (GO), Belfort Roxo (RJ), Canguaretama (RN) e Araçatuba e São José dos Campos (SP). Mais três municípios estão neste calendário do projeto: Pindamonhangaba (SP) – lançado em 17 de novembro e com início em março de 2021; Porto Feliz (SP) – com lançamento no próximo dia 1º de dezembro, começando em fevereiro; e Paulínia (SP) – onde será lançado em fevereiro, com módulo inicial em março.

Os lançamentos foram feitos em encontros virtuais, via plataforma MEET. Os eventos, alguns deles com a participação de Ana Moser, mobilizaram mais de 480 profissionais envolvidos com as ações formativas – gestores das secretarias de educação, profissionais do IEE, participantes do projeto e representantes das empresas financiadoras que apoiam a ação por meio da Lei de Incentivo ao Esporte do Governo Federal.

O objetivo do Instituto é seguir com sua missão de democratizar o acesso das crianças e jovens brasileiros ao esporte e à educação física de qualidade. “O IEE pretende ao longo dos próximos meses fomentar com o Escolas Ativas a construção de uma rede de escolas que assumem o ‘movimento’ como elemento base da sua intervenção, com vistas à educação integral e aprendizagem dos alunos”, conta Fabio D’Angelo, coordenador pedagógico do IEE.

Formato em EaD, adaptando-se à pandemia – Para se adaptar ao atual momento, com a pandemia da Covid-19, o Rede Escolas Ativas IEE é difundido em plataforma de Ensino à Distância. Os conteúdos Escolas Ativas ganharam uma nova configuração, online, com ferramentas e mídias como videoaulas, fóruns virtuais, webinars, atividades de checagem e gamificação, entre outras. O IEE desenvolveu essa proposta de formação EaD com a mesma qualidade que já contava no presencial, mantendo o seu compromisso de cumprir com os projetos e planos de trabalho assumidos junto aos financiadores e parceiros.

Os municípios receberão o Selo Escola Ativa, uma chancela do IEE que avaliza os territórios e as escolas comprometidas com a qualificação da prática pedagógica e dos currículos, com a ampliação do acesso dos estudantes ao movimento, à educação física e ao esporte e, principalmente, com o desenvolvimento e a educação integral das crianças e dos jovens brasileiros.

Confira as datas de realização do primeiro módulo da formação em cada cidade:
– Araçatuba (SP) – Data: 16/11 a 15/12
Financiador: Westrock, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte do Governo Federal
– Belfort Roxo (RJ) – Data: 18/11 a 18/12
Financiador: Bayer, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte do Governo Federal
– Canguaretama (RN) – Data: 16/11 a 15/12
Financiador: Itaú, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte do Governo Federal
– Japaratinga (AL) – Data: 01/11 a 30/11
Financiador: Itaú, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte do Governo Federal
– Marechal Deodoro (AL) – Data: 01/11 a 30/11
Financiador: Itaú, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte do Governo Federal
– Paulínia (SP) – Data: 15/03 a 01/04 de 2021
Financiador: Bayer, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte do Governo Federal
– Pindamonhangaba (SP) – Março de 2021
Financiador: Novelis, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte do Governo Federal
– Porto Feliz (SP) – Data: 25/02 a 24/03 de 2021
Financiador: Itaú, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte do Governo Federal
– Santa Helena de Goiás (GO) – Data: 16/11 a 15/12
Financiador: Bayer, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte do Governo Federal
– São José dos Campos (SP) – Data: 19/11 a 15/12
Financiador: Bayer, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte do Governo Federal

Sobre o Instituto Esporte & Educação – Criado em 2001 pela medalhista olímpica Ana Moser, o Instituto Esporte & Educação (IEE) já atendeu a 6 milhões de crianças e jovens e capacitou mais de 45 mil professores e educadores em todo o Brasil.

A metodologia do IEE é baseada nos princípios do esporte educacional: inclusão de todos, construção coletiva, respeito à diversidade, educação integral, rumo à autonomia. Além das esportivas, as atividades realizadas são nas esferas da cultura, saúde, cidadania, protagonismo juvenil e ação comunitária.

Dentre os parceiros do IEE estão Itaú, Rede, Mastercard, NIKE, Nestlé, EDP Renováveis, Instituto EDP, Banco BV, Reserva Votorantim, Bayer, Anhanguera, Unopar, Aché, Isa CTEEP, Mercado Livre, Motorola, Verde Asset Management, Novelis, Roche, WestRock, Bank Of America, Trench Rossi e Watanabe Advogados, AES Tietê, Bloomberg, Mentos, Portocred Financeira, ValGroup, Penha, HSBC, Kinea e DrogaRaia.

Saiba mais sobre o IEE: 
Site: www.esporteeducacao.org.br/
Facebook: https://www.facebook.com/esporteeducacao/
Instagram : https://www.instagram.com/instituto.esporteeducacao/

ZDL
Doro Jr. – MTb 13209 – dorojr@zdl.com.br – 11 984579723
Deborah Mamone – MTb 15148  – deborah@zdl.com.br – 11 991628967

Site: www.zdl.com.br
Facebook: www.facebook.com/ZDLSports
Instagram: www.instagram.com/zdlsport
Twitter: www.twitter.com/ZDLcomunica