PROJETO CARAVANA DO ESPORTE

ETAPA Itanhaém/ SP

agosto de 2024

Diversão, aprendizado e inclusão na etapa da Caravana do Esporte em Itanhaém (SP)

Localizada no litoral sul de São Paulo e acostumada a ser destacada pelos seus pontos turísticos – praias, rios e monumentos históricos, a cidade de Itanhaém dessa vez será lembrada por fazer parte do grupo de municípios brasileiros comprometidos com o esporte educacional seguro e inclusivo, atendidos pelo Projeto Caravana do Esporte – 2024 marca o vigésimo ano de execução desse projeto que percorre o Brasil.

Bairro mais afastado do centro da cidade, com um grande número de moradores, o Balneário Gaivota foi escolhido para as atividades do projeto, realizadas nos dias 20, 21 e 22 de agosto. O campo de futebol do Esporte Clube Gaivota recebeu a montagem da arena da Caravana, com suas estações esportivas, e a escola municipal Osmar Rodrigues, localizada bem ao lado do campo, sediou o curso de formação em esporte educacional e inclusão.

Durante os três dias de realização da Caravana, crianças e adolescentes do município tiveram a oportunidade de se integrar, aprender e compartilhar experiências e participar das atividades esportivas oferecidas pelo projeto.

Foram atendidas 1.500 crianças e adolescentes do Ensino Fundamental I e II, de cinco escolas da rede pública (EM Maria da Penha Correa Sanches / EM Profº Walter Arduini / EM Osmar Rodrigues / EM Profª Filomena Dias Apelian / EM Profª Maria Conceição da Luz).

Wanderlei Oliveira, ex-atleta e especialista em maratonas internacionais, foi o convidado da Caravana para a etapa. Em diversos momentos, Wanderlei brincou com as crianças e as inspirou, trocando experiências sobre sua carreira, conquista e os benefícios que o esporte traz a quem pratica.

Sob a liderança do Prof. João Batista Freire, Coordenador Pedagógico do IEE e autor de dezena de livros sobre educação, esporte educacional e educação física, a Caravana ofereceu um curso de esporte educacional que contou com profissionais de educação, educação física, esporte e áreas afins. Vale ressaltar a mobilização que a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes realizou para promover o encontro e engajar um grande número de educadores e educadoras. O curso contou com 77 professores e professoras de educação física e educadores de projetos sociais.

Além disso, 115 educadores sociais, profissionais de educação física e profissionais de educação inclusiva participaram do encontro “Caminhos para uma escola mais inclusiva”. Como parte do processo de formação continuada da Caravana do Esporte relacionado à inclusão de crianças com deficiência em atividades esportivas e de movimento, a Dra. Raquel Del Monde, médica neurologista, ativista da causa da inclusão e especialista em transtornos do espectro autista, mediou um encontro com educadores e educadoras que atuam em diferentes espaços e segmentos municipais como: equoterapia, salas de recurso, atendimento educacional especializado, apoio escolar etc. A Dra. Raquel pautou sua intervenção em responder às dúvidas e desafios enfrentados por todos esses profissionais no dia a dia das escolas e dos seus ambientes de atuação, gerando momentos de troca de experiência e aprendizagem.

DEPOIMENTO

Wanderlei Oliveira

Atleta Convidado

“Comecei no esporte em 1965, motivado pelo meu pai, um esportista. Ele me levou para uma competição de crianças, me posicionou na raia 4 e me falou para correr 50 metros e não sair das linhas. E disse as palavras “siga em frente, faça o seu melhor e só pare quando chegar na linha de chegada”. Essas palavras foram sábias, não parei de correr, continuo até hoje fazendo o meu melhor. Acompanhando esses dias o professor João Batista Freire, ele falou o seguinte: o esporte é pra vida. No esporte você não precisa virar um atleta, você pode ter disciplina, gostar de atividade física, ter saúde. Qualidade de vida é saúde e saúde é movimento. Pensando no acesso ao esporte, ainda bem que temos a oportunidade de propor atividade física nas escolas, um esporte como esse aqui na Caravana, numa estrutura totalmente adaptável e inclusiva, com diferentes formas e oportunidades para que as crianças consigam fazer. O esporte você pode fazer em qualquer lugar e essa é a sua grande importância. Eu sempre tive um sonho de conhecer a Caravana e posso falar o pessoal aqui é fantástico, fiquei impressionado com a estrutura e com o companheirismo com as pessoas que atuam e o profissionalismo também. Aprendi muito.”

ESTRUTURA E ATENDIMENTOS

DIAS DE AÇÃO

20, 21 e 22 de agosto

LOCAL DA ARENA

Campo do Esporte Clube Gaivota

IDH do município

0,745

ATENDIMENTOS

1.500 crianças e adolescentes

192 professores

MODALIDADES E ESTAÇÕES

FUTEBOL • VÔLEI • BASQUETE •TÊNIS • OFICINAS DO ESPORTE
JOGOS NÃO CONVENCIONAIS• ATLETISMO • SLACKLINE • LUTAS

DEPOIMENTO

Maria Cecília Cardoso

Secretária de Educação, Cultura e Esporte

“Nós fomos agraciados por ser contemplados com a Caravana no nosso município. Ficamos surpresos porque é um presente do Instituto em nos contemplar com esta oportunidade. Pensamos que seria um dia bem bacana e produtivo, em que as crianças pudessem aprender a se mobilizar com a questão do esporte e da arte, mas a nossa expectativa tem sido superada com todas as oportunidades que as crianças já estão vivenciando neste momento das estações. Realizar um projeto desses no campo de futebol proporciona cada vez mais integrar a cultura, o esporte e a educação com o princípio da inclusão para todos e tudo é possível em questão de aprendizagem. Nós temos bastante atividade formativa para os professores, mas esse evento vem mobilizar e trazer outras inspirações com o eixo do esporte e a inclusão como fator mobilizador das comunidades. Então, ele vem fomentar o trabalho que a gente já desenvolve com outros olhares sobre o trabalho nas comunidades. Todas as potencialidades do aprender são oportunidades muito bem-vindas para impulsionar ainda mais a prática da educação inclusiva no município para os alunos nas escolas e para a vida. São exemplos que a gente se alimenta com novas ideias, novas oportunidades para poder transpor didaticamente para a sala de aula e para os princípios da cultura e do esporte. Muito obrigada à Caravana.”

REDES SOCIAIS

ALCANCE

19.006 pessoas

Interações

1.156 reações

Conteúdo

49 publicações

SOBRE A CIDADE DE Itanhaém/ SP

Itanhaém, com 112.476 habitantes, está situada a 90 km de São Paulo. O Oceano Atlântico banha 26 quilômetros de praias, baías, pequenas enseadas, costões rochosos e ilhas. É uma das mais antigas cidades do Brasil, fundada em 22 de abril de 1532, por Martim Afonso de Souza. Sua importância histórica oferece ao turista a possibilidade de conhecer diversos atrativos que remetem e retratam, de forma fiel, a sua história e cultura. Tem IDH de 0,745 e área territorial de 601,711 km², com densidade de 186,93 habitantes por quilômetro quadrado. Apresenta 80,20% da população com esgotamento sanitário adequado. O salário médio dos trabalhadores formais é de 2,2 salários mínimos. Com 35,4% das pessoas com rendimento nominal de até ½ salário mínimo.

Sobre o local da Caravana
O Campo do Esporte Clube Gaivota, situado na Rua Florianópolis, é um local emblemático no bairro Balneário Gaivota, em Itanhaém. Além de abrigar partidas de futebol, serve como um espaço de convivência para a comunidade, promovendo diferentes eventos socioculturais.

DEPOIMENTOS

Renato Cesar Correia

Professor de Educação Física

“O encontro de formação da Caravana foi bastante válido para mim. Enquanto professor me deparo com várias situações que o professor João Batista Freire falou em minhas aulas. Achei que a Caravana é muito válida, do jeito que ela está num nível macro, mas dá pra se realizar também numa escola, num ambiente escolar, sendo num formato menor. Bastante interessante também ele falando da educação integral para desenvolver a autonomia dos alunos, aprendizados que levarão para a vida. Foi um encontro bastante significativo para mim enquanto professor. Vejo que a cada momento a gente tem coisas novas para aprender e viver. Achei muito legal tudo que vivenciamos aqui. Agradeço pela oportunidade.”

Marilene Tavares da Silva

Subcoordenadora pedagógica

“A educação não deve se limitar apenas à escola. Existe uma tríade muito importante: educação, família e sociedade. A Caravana proporcionou uma excelente oportunidade para fortalecer esse movimento. Foram três dias intensos, marcados principalmente pela parceria com a gestão pública de Itanhaém. Reunimos professores e professoras, gestores e gestoras educacionais, além de especialistas em educação inclusiva, para dialogar sobre os Princípios Pedagógicos do IEE (Inclusão, Diversidade, Autonomia, Construção Coletiva e Educação Integral) como potências para uma prática corporal verdadeiramente educacional. Saímos de Itanhaém inspirados pelo envolvimento e entusiasmo do município, prontos para continuar nessa missão de educar para a vida das crianças e adolescentes. Seguimos sensibilizando, inspirando, para manter a esperança e agir.”

FOTOS DA ETAPA