PROJETO CARAVANA DO ESPORTE

ETAPA Itatiba/ SP

junho de 2024

Caravana do Esporte Transforma Itatiba com Atividades Inclusivas

A Caravana do Esporte movimentou a comunidade local e as escolas do Bairro São Francisco, em Itatiba (SP), nos dias 18, 19 e 20 de junho. Bairro mais populoso da cidade, com o maior número de unidades escolares e com muitas crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social, o São Francisco teve seu campo de futebol, o Estádio João Pinheiro, transformado em uma arena multiesportiva.

Centenas de crianças e adolescentes fazendo esporte, se movimentando, brincando, aprendendo e tendo seus direitos garantidos. Durante os três dias de realização das atividades esportivas, além do atendimento dos alunos das escolas públicas municipais do bairro, crianças de outras escolas de bairros mais distantes também participaram e tiveram a oportunidade de se integrar, aprender e compartilhar experiências.

Foram 1.560 alunos atendidos do ensino fundamental I e II, de quatro escolas da rede pública (EMEB Prof.ª Maria do Carmo Parisotto Mosca / EMEB Prof.ª Inês Prado Zamboni / EMEB Prof.ª Rosa Scavone / EMEB Prof. Benno Carlos Claus).

Educadoras e educadores das escolas públicas do município participaram do curso de formação em esporte educacional oferecido pela Caravana, com o compromisso de dar continuidade às práticas educacionais, esportivas e inclusivas propostas pelo projeto, em um total de 46 professores e professoras. Entre os participantes estavam profissionais de educação física e de educação inclusiva.

No dia 19, a Caravana recebeu a Dra. Raquel Del Monde, para conhecer o programa de inclusão de crianças neurodivergentes, organizado e aplicado pelo projeto, e para também compartilhar experiências com a comunidade escolar e famílias atípicas. Médica neurologista, ativista da causa da inclusão, especialista em transtornos do espectro autista, a Dra. Raquel fez uma formação para professores, diretores e coordenadores de todas as escolas da rede do município.

Nesta etapa, a Caravana contou com a presença do atleta de escalada Gabriel Belinky Gridi Papp, modalidade esportiva que se tornou olímpica e terá representante brasileiro nos Jogos de Paris-2024. Gabriel participou das atividades com as crianças na arena da Caravana e compartilhou experiências com os educadores e educadoras que estiveram no curso de formação continuada oferecido pelo projeto.

DEPOIMENTO

Ricardo Ferragut

Professor e treinador do atleta convidado Gabriel Papp

“No começo da minha formação na faculdade, eu tive a oportunidade de fazer estágio em ginástica artística na minha cidade e terminei a faculdade trabalhando com essa modalidade. Quando me formei, eu me tornei técnico e, depois de 10 anos nessa área, eu fui para a escola, tive contato com o Instituto Esporte e Educação e todo o tempo que trabalhei na escola pude desenvolver um trabalho em dupla docência e no contraturno escolar. No projeto com o Instituto foi onde aprendi a lidar com as inúmeras possibilidades do ambiente. Ao sair da escola, voltando para o esporte, para escalada, eu já tinha toda bagagem do esporte educacional para lidar com as crianças. Se chegasse uma criança de 4 anos, eu tinha bagagem para colocar na parede, contar uma historinha, tratar como criança e fazer escalar. Quando era um grupo de diferentes idades, hiperativas, eu tinha repertório para ensinar a escalada de uma forma lúdica, de uma forma que eles gostassem, retornando para a aula empolgados para realizar aquela atividade. Então, propor desafios, propor coisas complexas de acordo com a evolução das crianças e eles toparem isso, com certeza, eu aprendi trabalhando na Caravana, trabalhando com o Instituto. Foram quase 6 anos de formação educacional e isso mudou toda a minha prática e ela vai se aprimorando a cada dia.”

ESTRUTURA E ATENDIMENTOS

DIAS DE AÇÃO

18, 19 e 20 de junho

LOCAL DA ARENA

Estádio João Pinheiro

IDH do município

0,7780

ATENDIMENTOS

1.560 crianças e adolescentes

46 professores

MODALIDADES E ESTAÇÕES

FUTEBOL • HANDEBOL • VÔLEI • BASQUETE • TÊNIS
OFICINAS DO ESPORTE • ATLETISMO • SLACKLINE • LUTAS

DEPOIMENTO

Gabriel Papp

Atleta convidado da modalidade de escalada

“Eu comecei a fazer aulas de escalada no CT Ferragut, do professor Ricardo, desde pequeno. Era uma coisa bem lúdica, ele pegava os bichinhos de brinquedo e colocava na parede para a gente buscar. Jogávamos jockey pow na parede e isso foi evoluindo até que comecei a treinar e tomar gosto por competir. A escalada é um esporte muito democrático, qualquer pessoa pode escalar, é simples de colocar numa escola e as crianças gostam, pois parte de movimentos naturais do ser humano. Na Caravana, o que mais me chamou a atenção foi a energia contagiante dos professores e das crianças. Elas parecem que recarregam enquanto brincam, enquanto fazem esportes. E o mais legal é que é tudo em forma de degraus, no slackline por exemplo começa com os bastões, depois tira um e tem criança que chega até ao desafio de ficar sem nenhum. Essa progressão eu acho muito importante para a criança ficar motivada até o final. Qualquer esporte pode ser inclusivo, basta ter um bom professor.” 

REDES SOCIAIS

ALCANCE

23.474 pessoas

Interações

1.840 reações

Conteúdo

55 publicações

SOBRE A CIDADE DE Itatiba/ SP

Situada a 80 km de São Paulo, na Serra da Jurema, Itatiba – que em tupi-guarani significa muita pedra – é carinhosamente chamada por seus moradores de ‘Princesa da Colina’, título que conquistou por seu relevo acidentado. É considerada uma das melhores cidades do Estado em infraestrutura e qualidade de vida. Possui em sua região central edificações do século XIX, como o Museu Municipal Padre Lima. Destaque ainda para a bela Praça da Bandeira, o Coreto e a Basílica de Nossa Senhora do Belém, assim como o Mercado Municipal Dona Lica. Áreas verdes também são atração, como o Parque Luís Latorre, as Academias ao Ar Livre e o Parque Ferraz Costa.

DEPOIMENTOS

Thomás Capeletto

Prefeito de Itatiba

“Estamos muito felizes pela vinda da Caravana a Itatiba, trazendo essa arena com atividades de esporte e arte na educação, um legado na formação de professores e na inclusão de crianças.”

Isabelle de Moraes Garcez

Professora da turma Educação Especial, participante da formação

“Gostei muito do curso, pude aprender bastante sobre práticas inclusivas no esporte, sobre adaptações das atividades e novos jogos, incluir a todos verdadeiramente na aula. Foi muito importante e também tive a oportunidade de contribuir com a minha experiência, porque fui diagnosticada com TEA na fase adulta.”

FOTOS DA ETAPA