BOLETIM

PROJETO REDE DE NÚCLEOS DO IEE

Edição 66 | agosto 2023

NÚMEROS
DO PERÍODO

7.455

alunos regularmente atendidos

307

eventos durante a Colônia de Férias

77

comunidades

27

núcleos (15 SP, 03 RJ e 09 PE)

635

postagens em redes sociais

8.657

curtidas em postagens

41.885

visualização dos posts

6.596

visitas ao perfil

ATIVIDADES DOS
NÚCLEOS DE ATENDIMENTO

Seminário, Festival de Férias nos Núcleos e inaugurações, assim como ações com voluntários e Quebrando Barreiras, movimentaram o Projeto Rede de Núcleos, do Instituto Esporte e Educação (IEE), entre os meses de junho e agosto de 2023

“Quem forma, Performa – Alinhamento Pedagógico da Metodologia do Esporte Educacional” foi tema do Seminário IEE 2023. A primeira edição presencial do evento após o período pandêmico foi realizada em junho, no Auditório do Projeto Casulo, em São Paulo (SP). Cerca de 80 profissionais do Projeto Rede de Núcleos de São Paulo, Rio de Janeiro e Pernambuco puderam aprofundar as práticas pedagógicas do IEE. Este ano, o Rede de Núcleos atende a 7.800 alunos de 4 a 19 anos, em seus 27 núcleos.

Julho é mês de férias escolares. E diferentes núcleos realizaram Festivais de Férias. O torneio de vôlei com equipes mistas no Núcleo Jardim São Luís, em São Paulo, contou com a participação dos alunos e pessoas da comunidade. Já o CEU Casa Blanca e Feitiço da Vila, também em São Paulo, teve muito vôlei, futebol, roda de conversa, entre outras atividades.

Em Cabo de Santo Agostinho (PE), o Núcleo Ponte dos Carvalhos promoveu diversas ações, como dia de praia, trilha, diversão e conhecimento em um passeio de catamarã, com guia a bordo.  E as férias também foram movimentadas no CEMEI Thereza Bianchi Collino, em Osasco (SP), nas atividades em parceria com a gestão escolar.

O período teve inaugurações. O Projeto ampliou suas atividades na cidade de Cabo de Santo Agostinho, em agosto, e comemorou em um evento com diversas atividades no Núcleo IEE localizado na Escola Municipal Vereador Reginaldo Loreto da Silva. Em junho, o Rede de Núcleos iniciou suas atividades no Núcleo de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro.

Ações com voluntários foram destaque nesses meses. O Núcleo CEU Feitiço da Vila recebeu Marcio Benevides, vice-presidente comercial da Zurich Brasil Seguros, que dedicou seu tempo para palestrar e compartilhar conhecimentos valiosos sobre Educação Financeira com 60 jovens do Projeto.

Voluntários da Daiichi, parceira do IEE no Núcleo Carapicuíba, em São Paulo, participaram da comemoração de 100 anos da Associação Santa Terezinha, com oficinas sobre uso correto de medicamentos e entrega de folhetos e fichas para controle de horários para adultos e idosos. As crianças estiveram em dinâmicas sobre alimentação saudável, além de jogos e brincadeiras.

Os alunos do Núcleo Osasco marcaram presença no Internúcleos, na CEMEI Thereza Bianchi Collino, e a temática escolhida foi Super-heróis. As crianças participaram de estações que, de forma lúdica, simulavam missões com características das capacidades de maior destaque em alguns super-heróis. O evento contou com apoio dos voluntários da CCR, empresa que financia o projeto.

Já ações em parceria com o Projeto Rexona Quebrando Barreiras, em sua terceira edição, também movimentaram o período. Os jovens dos Núcleos Jaguaré e Carapicuíba participaram de uma ação muito legal na Avenida Paulista: o Álbum do Futuro na Banca Rexona, atividade realizada em apoio às mulheres no futebol. Eles tiraram fotos para o álbum ao lado da jogadora da Tamires, da seleção brasileira, e se divertiram muito. Neste ano, o Curso terá 14 módulos com conteúdo relevante para cerca de 250 jovens e 40 professores do IEE, com temas como Bem-estar Mental, Inclusão da Mulher e Inclusão de Pessoas com Deficiências Intelectuais e Antirracismo.

Os núcleos do IEE estão com uma agenda incrível de eventos esportivos em 2023.

FOTOS DAS ATIVIDADES
DESENVOLVIDAS

DEPOIMENTOS

Raissa Moura e Gabriela Tavares

Professora e estagiário

Núcleo Eronides Soares/ PE

“Os alunos do Núcleo Eronides Soares relataram que nunca haviam saído da escola que estudam para participar de quaisquer eventos parecidos com a nossa inauguração oficial do Projeto Rede de Núcleos em Pernambuco. Inclusive, também não conheciam a prática dentro do esporte educacional. Por isso, ficaram muito felizes por terem sido escolhidos para esse dia único e enriquecedor.”

Tiago Jhonatan Santos da Silva

Aluno

Núcleo Carapicuíba/ SP

“Estou no Núcleo Carapicuíba há cinco anos. Este ano tive a oportunidade de participar de uma ação de liderança juvenil e do Quebrado Barreiras. Com essas chances que me foram dadas e com a ajuda diária do professor Devid, consegui desenvolver habilidades que irei utilizar no meu cotidiano, adquiri novas experiências e ainda poderei participar do circuito de voleibol. São experiências únicas vividas e proporcionadas pelo IEE, que levarei para toda minha vida. E desde já agradeço ao IEE pelas oportunidades que nos são dadas e por abrir novas portas para o aprendizado em nossas vidas.”

Jucimar Barreto

Vice-diretor da Escola Prof. Dulce César Tavares

Núcleo São Sebastião/ SP

“A Escola Dulce César Tavares é uma escola de tempo integral localizada em São Sebastião. Neste tempo, em dois períodos, os estudantes têm diversas atividades, entre elas o Clube Juvenil, desenvolvido todas as segundas-feiras. Essa atividade tem como objetivo a autonomia, organização e socialização entre os estudantes. Temos uma parceria muito importante e significativa com o projeto IEE. Os professores ajudam os estudantes a desenvolver essas habilidades de autonomia, organização e socialização por meio do clube de esportes. Leva os estudantes a compreender a importância. Além disso, formamos uma turma de futsal feminino que vem recebendo diversas alunas da escola. Queremos agradecer muito ao Instituto, por formar essa mega parceria.”

João Vitor Pereira

Aluno

Nucleo São Luiz/ SP

Tenho 16 anos e faço parte do projeto desde o ano passado. No começo cheguei no Núcleo apenas procurando um local para jogar vôlei. Porém, conforme eu frequentava o espaço, percebia que as aulas poderiam contribuir para o meu crescimento. Hoje, tenho mais amigos e participo junto com eles de outros espaços. O projeto foi importante para que eu aprendesse além do vôlei, pois nas aulas não utilizamos árbitros, conhecemos sobre o esporte educacional, rendimento e lazer e aplicamos o fair play nos jogos, aprendendo a ser compreensivo. Gosto do espaço e me sinto parte do projeto quando os professores nos chamam para participar das aulas e dos campeonatos.”

Mel Andermarchi

Aluna

Núcleo Capistrano de Abreu/ SP

O Instituto Esporte e Educação é sem dúvida um projeto incrível, capaz de mudar vidas. Dentro do projeto pude superar diversas inseguranças relacionadas a minhas práticas. As aulas são muito dinâmicas e divertidas. Além de poder praticar várias modalidades esportivas, também aprendemos algumas lições importantes para a vida de como se portar e conviver em sociedade. Fico feliz em fazer parte do Instituto.”

Cauane Silva

Mãe de aluno

Núcleo Maria Thamar/ PE

“Achei muito importante os projetos dentro da escola para essas crianças, porque elas não vão ficar desocupadas. Acredito que vão se desenvolver, aprender mais rápido e gastando as energias nas aulas. E para mim foi muito interessante.”