BOLETIM

PROJETO REDE DE NÚCLEOS DO IEE

Edição 67 | dezembro 2023

NÚMEROS
DO PERÍODO

7.981

alunos regularmente atendidos

65

eventos realizados

77

comunidades

27

núcleos (15 SP, 03 RJ e 09 PE)

667

postagens em redes sociais

10.625

curtidas em postagens

42.041

visualização dos posts

8.541

visitas ao perfil

ATIVIDADES DOS
NÚCLEOS DE ATENDIMENTO

Ações de voluntariado, Internúcleos, Circuito de Jovens e aulas diferenciadas movimentaram o Projeto Rede de Núcleos, do Instituto Esporte e Educação (IEE), entre os meses de setembro a novembro de 2023.

Um dos destaques foram as atividades do Internúcleos, evento que visa a integração entre os participantes dos diversos núcleos do Projeto Rede de Núcleos. Uma oportunidade única para que crianças, jovens e adultos compartilhem experiências, aprendam novas práticas esportivas e fortaleçam os valores de trabalho em equipe, respeito e inclusão.

Na EMEI CEU Feitiço da Vila, o Internúcleos teve como temática os ‘Jogos Não convencionais’. Foram desenvolvidas as seguintes atividades: Frisbee, Slackline, Paraquedas e Vôlei. Destaque, também, para o Intervôlei. O objetivo do evento foi avaliar a evolução pedagógica das turmas. Além disso, buscou possibilitar a interação dos alunos de todos os núcleos participantes e incentivar o protagonismo juvenil. Participaram 180 jovens dos núcleos Casa Blanca, Feitiço São Luiz e Embu. E foi realizado junto à Virada Esportiva, possibilitando que os alunos estivessem nas atividades desenvolvidas durante o dia, como oficinas de dança, aulas de zumba, jogos de tabuleiro e de mesa, entre outras.

Circuitos também movimentaram os alunos nesse período. Como o de futebol educacional, com as equipes dos núcleos Jaguaré e Carapicuíba. Todos se divertiram bastante e jogaram muita bola, com vitória do Núcleo Jaguaré. Do futebol para o surfe, com o Circuito de Surfe IEE 2023, um evento tradicional do Núcleo São Sebastião, realizado desde 2012 e que envolve toda a comunidade de Maresias.

E o Circuito de Jovens 2023 foi atração. Os jovens do Núcleo Campos Salles participaram com entusiasmo do torneio juvenil de voleibol, organizado pelo Pólo Heliópolis. O evento contou com os núcleos Campos Salles, Heliópolis, Meirelles e uma equipe parceira convidada e foi uma oportunidade valiosa de integração entre os núcleos. Durante o torneio, todos puderam se divertir, desfrutar e colocar em prática a metodologia que têm aprendido e praticado nas aulas. Isso permitiu que assumissem papéis ativos na organização de estratégias, tomada de decisões e resolução de desafios, fortalecendo assim sua autonomia e protagonismo no contexto esportivo e educacional.

Dos Circuitos para as aulas diferenciadas. Juntamente com os jovens e em parceria com a gestão do CEU Heliópolis, todos mergulharam no universo ‘Geek’.  Os alunos da turma de voleibol usaram a criatividade e confeccionaram as próprias fantasias. Os professores do projeto também participaram e se divertiram nessa aula temática.

Já o Núcleo Ponte do Carvalho, em Cabo de Santo Agostinho, recebeu a equipe de monitores do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) para uma iniciativa educativa sobre conscientização no trânsito. Com vídeos, palestras e atividades lúdicas, os alunos foram instruídos sobre a importância da segurança viária. Destaca-se também a participação de protagonismo dos jovens líderes à frente das oficinas, juntamente com os monitores do DNIT.

E ações de voluntariado estiveram presentes em vários núcleos, com as empresas parceiras Banco ABC do Brasil, Zurich, Pfizer, Arno, Dexco e Isaceetp. Alunos do Núcleo Jardim São Luís participaram da Ação de Voluntariado do Banco ABC do Brasil. O evento celebrou o bom desenvolvimento dos projetos didáticos ‘Regras, rodízio’ e ‘Mediação e jogo limpo’, realizados com as turmas de voleibol do núcleo. Momento de integração e sociabilização entre as turmas de diferentes horários. Participaram 65 adolescentes e jovens, que puderam demonstrar protagonismo e liderança juvenil.

Colaboradores da Zurich, empresa parceira do IEE, fizeram uma palestra sobre Diversidade e Inclusão na sede do IEE, na capital paulista. A atividade foi híbrida, com Gustavo Nazário de forma presencial e Letícia Poscai e Rafaela Learte de maneira remota. Participaram 35 professores de São Paulo no Instituto e outros 30 de forma on-line. O encontro foi muito produtivo, já que os dois temas estão presentes na metodologia do IEE.

Os núcleos do IEE estão com uma agenda incrível de eventos esportivos em 2023/2024.

FOTOS DAS ATIVIDADES
DESENVOLVIDAS

DEPOIMENTOS

Claudio Pinheiro

Gestor Escolar

Núcleo Maria Thamar/ PE

“Quero poder expressar o quanto este projeto de esporte vem beneficiando nossos alunos. Acredito no envolvimento esportivo para a melhoria da condição mental e física dos estudantes e é muito importante nesta fase da vida a prática de esportes, principalmente para esta geração que superou a pandemia e que apresenta muitos problemas de convivência. Quero dizer também que, por parte dos estudantes, tenho escutado muitos elogios com o trabalho desenvolvido, gostando muito de estar no projeto. Eu só tenho que agradecer pelo empenho da equipe de professores com o trabalho desenvolvido na Maria Thamar, apesar de todas as dificuldades na escola e no entorno da comunidade local. Tenho certeza que em um futuro próximo teremos bons frutos e resultados bem significativos.”

Viviane Dalfre

Vice-diretora Escolar

Núcleo Carapicuíba/ SP

“O projeto desenvolvido pelos professores do IEE nos auxilia demais, mostrando aos nossos alunos a importância da prática de esportes e, mais ainda, a importância de socialização, respeito, empatia e competitividade. Nossos alunos, desde o início do projeto, estão bem envolvidos e conseguiram deixar o tempo ocioso e se dedicar à prática de esportes e, o melhor de tudo, se divertir. Eu fico imensamente feliz por poder proporcionar a nossas crianças um projeto como este. Todos os representantes do Instituto são de suma importância. Nosso querido Devid trouxe muita alegria para nossas crianças, colaborativo, parceiro, solícito, menino de ouro. Nossas crianças que não faltam ao projeto nem quando chove.”

Maria Elizabeth Perasolli

Coordenadora Escolar

Núcleo Francisco Meirelles/ SP

“Cheguei esse ano na Escola Francisco Meirelles e venho acompanhando a participação dos estudantes no Projeto IEE. Percebo o quanto esse projeto impacta nas aprendizagens e desenvolvimento dos nossos estudantes. O esporte traz inúmeros benefícios, dentre eles destaco as habilidades desenvolvidas, aprimorando competências esportivas, sociais, cognitivas, afetivas e comunicativas. Alguns professores relatam que as ausências dos estudantes nos dias de projeto são sempre menores, mostrando que os estudantes se sentem estimulados e motivados para a prática do esporte, tão necessária ao desenvolvimento.”

Mayara Cristina

Gestora Escolar

Núcleo CEI Gaibu/ PE

“A experiência com o Instituto Esporte e Educação, com o projeto Rede de Núcleos no CEI Gaibu está sendo uma maravilha, pois vem proporcionando às crianças atividades de aprendizagem a partir do dinamismo com o corpo. Ou seja, trazem princípios, conceitos, brincadeiras e atividades de esportes de forma lúdica atraindo, naturalmente, as crianças a se movimentarem de maneira saudável e prazerosa.”

Maria Eduarda Bezerra de Souza

Aluna

Núcleo Jaguaré/ SP

“Vou falar um pouco sobre o Núcleo Jaguaré. Bom eu venho para as aulas porque eu gosto muito de fazer esporte, tanto que eu faço parte das turmas de voleibol e futsal feminino. Gosto porque me motiva. E agora tive a oportunidade de participar do Circuito de Voleibol no dia 7 de outubro. Eu gostei muito porque eu percebi que estou em um processo de evolução e os professores me motivam mais e mais. Espero poder continuar cada vez mais para me aproximar do esporte!”

Rosangela Moreira

Pedagoga da Rede Municipal

Núcleo Osasco - Darcy Ribeiro/ SP

“As aulas de esporte são momentos únicos de brincadeiras e aprendizado, fortalecem tudo o que é ministrado em sala de aula. As crianças desenvolvem corpo e mente. Para mim é de fundamental importância a disciplina. O grupo fica na expectativa para esse momento, quando volta para a sala comenta tudo, e em alguns momentos eu utilizo o que foi ministrado pelos professores para fixar aprendizado de um determinado conteúdo. Parabéns aos professores. As crianças amam as aulas!”