BOLETIM

PROJETO REDE DE NÚCLEOS DO IEE

Edição 69 | agosto 2024

NÚMEROS
DO PERÍODO

7.816

alunos regularmente atendidos

50

eventos realizados

73

comunidades

27

núcleos (17 SP, 02 RJ e 08 PE)

216

postagens em redes sociais

6.784

curtidas em postagens

116.466

visualizações dos posts

102.996

visitas ao perfil

ATIVIDADES DOS
NÚCLEOS DE ATENDIMENTO

Diferentes eventos e clima olímpico movimentaram crianças e adolescentes

O Projeto Rede de Núcleos teve meses com muitas atividades. Foram 7.816 crianças e adolescentes atendidos em aulas regulares, utilizando a metodologia do Esporte Educacional, nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Pernambuco. E, com os Jogos de Paris sendo realizados, não faltou clima olímpico. O projeto alcançou 82% de frequência média nas aulas de esporte, mostrando o envolvimento e o entusiasmo dos alunos com as ações desenvolvidas nos diversos núcleos.

Com diferentes temas e um total de 50 eventos de Esporte Educacional, o Projeto Rede de Núcleos atendeu a 7.491 crianças e adolescentes. Atividades de esporte, como o I Internúcleos de Futebol e Atletismo, o Inter Vôlei e o Festival de Tênis; comemorações como o Dia da Paz nas Escolas, Dia Mundial da Atividade Física, Dia do Desafio, Dia das Mães, Dia Mundial sem tabaco e Dia da Família; ações como a palestra sobre o combate a dengue e visita à praça Mauê Guaçu, o Circuito IEE de Surf, a Celebração dos Povos Originários, o Seminário de Jovens, Jogos e brincadeiras do festejo junino e Internúcleos.

E, além dos eventos do trimestre, durante o Festival de Férias, o clima olímpico tomou conta do Rede de Núcleos. Alunos do projeto participaram de diversas atividades envolvendo modalidades esportivas dos Jogos de Paris. Foram 4.607 participantes nas ações com a temática Olimpíada, movimentando crianças e adolescentes, que conheceram modalidades menos tradicionais como badminton, esgrima, escalada esportiva, golfe, rugby, entre outras. E não faltaram opções para que os alunos dos diversos núcleos pudessem viver o momento olímpico. Com direito a tocha olímpica e medalhas confeccionadas pelas crianças e jovens.  No atletismo, teve arremesso de peso, corrida de 25 metros, salto em distância e corrida de revezamento, além de vários outros esportes, como vôlei, futebol, tiro ao alvo, tênis, lutas, surfe, tiro esportivo, ginástica, hipismo, ciclismo, handebol e basquete.

As atividades olímpicas tiveram a participação dos núcleos Capistrano de Abreu, Feitiço da Vila, Casa Blanca, Jaguaré, Campos Salles, Princesa Isabel e Jardim São Luís, na capital paulista; Embu/Casulo, Cajamar e Carapicuíba, na Grande São Paulo; São Sebastião, no litoral paulista; Jacarepaguá e Deodoro, no Rio de Janeiro; Charneca, Ponte dos Carvalhos, Cremilda, Gaibu, Reginaldo Loreto, Antônio Benedito, Eronides Soares, Conde de Boa Vista e Pontezinha, em Cabo de Santo Agostinho, Pernambuco.

Os núcleos do IEE estão com uma agenda incrível de eventos esportivos em 2024.

FOTOS DAS ATIVIDADES
DESENVOLVIDAS

DEPOIMENTOS

Adriana Alves

Supervisora Pedagógica

CEI Gaibu

“Estou encantada pelo trabalho do Instituto Esporte e Educação. É lindo ver a expressão de alegria das crianças participando das aulas. O movimento que a equipe docente traz com proposta de trabalho é muito importante para o desenvolvimento deles. Fico com o sentimento de que todas as crianças da Educação Infantil do município precisam dessa experiência. Percebi que toda aula é muito bem contextualizada, levando em consideração a nossa cultura, atualidades e saberes concernentes à área de Educação Física. Toda equipe é muito solícita e sempre está de prontidão. Fico feliz em aprender muito com essa equipe.”

Rayssa de Souza

Aluna do IEE

Núcleo Itaim Paulista

“Adoro fazer parte das aulas do projeto. Esse mês, visitamos uma praça que tem perto da minha casa. Brincamos muito e foi bem divertido. Agora que fui uma vez e vi que tem várias coisas para fazer, quero voltar sempre. Gosto muito dos meus amigos e de jogar vôlei e futebol. O que mais gosto do projeto são os jogos, construímos um que se chama vôlei queima, ensinei para o meu irmão e a gente brinca em casa. Agora que faço parte do projeto, fico muito feliz em participar de algum projeto de esportes dentro da escola.”

Adriana Lopes Nakaharada

Professora da rede municipal

EMEF Capistrano de Abreu

“Sempre gostei muito do trabalho dos professores do IEE. Agradeço muito pela dedicação e empenho de todos os professores e estagiários envolvidos. Fico impressionada como as atividades esportivas mudam a vida das crianças e adolescentes, que têm a oportunidade de participar. Esse projeto transforma a vida da comunidade fazendo com que todos possam praticar esporte gratuitamente e por meio dessas aulas tenham novas perspectivas. As aulas são maravilhosas! Só tenho a agradecer por tudo que esse Instituto faz por todos nós! Parabéns pelo trabalho de vocês!”

Caroline de Paula Rosa

Estagiário

Núcleo Cajamar

“Estou há três meses estagiando no IEE e tenho observado que o processo de aprendizagem é cada vez mais visível e com os objetivos alcançados. Percebo a importância da metodologia do esporte educacional, onde é desenvolvido cooperação, honestidade, trabalho em equipe, com isso promovendo a saúde e bem-estar das crianças de uma forma prazerosa e, assim, contribuindo na sua autonomia.”

Eridian Narcizo de Oliveira

Ex-aluna e Estagiária

Núcleo Francisco Meirelles

“O projeto tem impactado em minha vida de uma forma bem grandiosa. Tenho aprendido todos os dias com a grandeza das crianças e consigo enxergar o quão o IEE tem sido importante na comunidade e na vida de todos os participantes.”

Adriana Rollnic

Supervisora de ensino

Escola Eronides Soares

“Tudo começou durante uma reunião de professores na escola. Inicialmente, o engajamento para organizar a comemoração do São João estava baixo. No entanto, a professora Raíssa compartilhou suas ideias com os jovens líderes da escola e conseguiu incentivar a todos nós. Essa parceria foi crucial para o sucesso do evento. Foi maravilhoso ver os alunos se divertindo de forma leve e descontraída com os jogos juninos elaborados pelos jovens. Espero que o projeto continue conosco por muitos anos, inspirando futuras gerações a se envolverem e a contribuírem para a vida escolar.”