BOLETIM

PROJETO REDE DE NÚCLEOS DO IEE

Edição 71 | abril 2025

NÚMEROS
DO PERÍODO

8.141

alunos regularmente atendidos

1.354

participações em eventos

72

comunidades

29

núcleos (SP 19, RJ 02 e PE 08)

325

postagens em redes sociais

4.727

curtidas em postagens

141.508

visualizações dos posts

98.642

visitas ao perfil

ATIVIDADES DOS
NÚCLEOS DE ATENDIMENTO

Eventos movimentam o primeiro trimestre do ano

Como já se tornou tradição, as férias são sinônimo de muitas atividades e diversão nos Núcleos do IEE. Em todos eles, começando em dezembro de 2024 e prosseguindo em janeiro deste ano, foi realizado o Festival de Férias, com 4.384 participantes. Diferentes ações para entreter a criançada, que acompanhou tudo com muita animação. Como no Núcleo CEI Gaibu, em Cabo de Santo Agostinho (PE), onde a sessão de cinema foi atração, com direito a uma deliciosa pipoca. Nela, os alunos puderam conhecer alguns esportes de aventura de forma lúdica.

2025 está apenas em seus primeiros meses, mas outras diversas ações e eventos já movimentaram 1.354 participantes. A inauguração dos Núcleos Guarulhos e Osasco foi um desses eventos em destaque neste início de ano. Sem falar em reuniões com responsáveis, o Festival de Volta às Aulas, passeio para cachoeira em São Sebastião, Folia no Esporte, acolhimento de volta às aulas e o Festival de Verão.

O Festival de Verão trouxe um dia inteiro de esporte, praia e muita energia boa na Praça do Surf, em Maresias, em São Sebastião. Um festival recheado de atividades: queimada, taco, futmesa, futebol de areia, vôlei de praia, futevôlei e muito mais. Junto com o já tradicional café da manhã comunitário. O evento, do Núcleo São Sebastião, marcou a despedida do verão e a chegada do outono com muita alegria e movimento.

No final de janeiro teve Seminário Institucional, com o tema “Valores e Projetos que Impactam”. O primeiro dia foi de apresentação de vários projetos em andamento, além das estimativas para atingir parâmetros definidos pelos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), da ONU, até 2030, assim como dinâmicas baseadas nos seis valores IEE. O encontro terminou com planejamento dos eventos para a temporada e várias oficinas pedagógicas.

E o IEE fez uma ação com a Universidade Elon, que fica na Carolina do Norte (EUA). Foi um evento especial, no Núcleo Jardim São Luis, em São Paulo, que recebeu 29 estudantes e dois professores da universidade, para um dia de aprendizado, esporte e troca cultural. Os alunos e professores trabalharam juntos, compartilhando os projetos desenvolvidos. O Festival de Vôlei foi a principal atração, com jogos emocionantes, vôlei-mesa e muita interação.

Já em 21 de março foi celebrado o Dia Mundial da Síndrome de Down, uma data de conscientização global oficialmente reconhecida pelas Nações Unidas desde 2012. O Núcleo Charneca, em Cabo de Santo Agostinho (PE), realizou uma ação de conscientização e acolhimento, em que os alunos compareceram às aulas com as meias trocadas, como símbolo de afirmação de que ser diferente é normal.

Os núcleos do IEE estão com uma agenda incrível de eventos esportivos em 2025.

FOTOS DAS ATIVIDADES
DESENVOLVIDAS

DEPOIMENTOS

Heloisa Albuquerque

Aluna do IEE

Núcleo CEU Casa Blanca/ SP

“Participar das aulas de vôlei tem sido uma experiência transformadora para mim. No início, eu não sabia nem como fazer um toque. Mas, com esforço e dedicação, percebo o quanto evoluí. Além de desenvolver novas habilidades, o vôlei também melhorou minha saúde e meu bem-estar. Estou muito feliz com minha evolução e com tudo o que aprendi ao longo desse percurso.”

Alex Faria Andrade

Estagiário do IEE

Núcleo Osasco/ SP

“Sou estagiário no Núcleo Osasco e, após um período afastado, retornei às atividades. Fiquei impressionado com a evolução dos alunos e o quanto eles assimilaram a metodologia utilizada. As turmas aprendem rápido e demonstram grande progresso a cada aula. Além disso, esse desenvolvimento também tem sido essencial para minha adaptação e integração com os alunos e toda a equipe.”

Angel Gabriel Dias dos Santos

Aluno do IEE

Núcleo Embu/ SP

“As aulas de jogos e brincadeiras em Embu são super divertidas! Eu fico sempre ansioso para as terças e quintas-feiras, que são os dias do projeto, porque é quando posso jogar na quadra. Adoro brincar com meus amigos e aprender novas brincadeiras. Cada aula é uma oportunidade de me divertir e me conectar com os outros!”

Regiane Trindade

Mãe de aluna

Núcleo Capistrano de Abreu/ SP

“Sou mãe da Lorena, aluna do projeto do Instituto Esporte e Educação, e posso afirmar que o impacto desse projeto na vida dela é extremamente positivo. Ela se sente mais disposta, sociável e motivada. Nas aulas, não só aprende habilidades esportivas, mas também valores fundamentais, como trabalho em equipe e disciplina. A cada atividade, é visível o quanto ela se desenvolve, tanto física quanto emocionalmente.”

Marcelo Gonçalves

Professor de Educação Física da Escola Municipal

Núcleo São Sebastião/ SP

“Sou o professor Rockinho, atuo tanto na Secretaria de Esportes quanto na Secretaria de Educação. Trabalho em Maresias há bastante tempo e, em 2003, participei do Curso de Formação oferecido pelo Instituto Esporte e Educação para os professores das duas secretarias. Desde 2010, estou aqui e acompanho o trabalho do Instituto junto à comunidade local. Conheço bem o impacto positivo que tem, pois ele reflete diretamente na educação, no comportamento e no desenvolvimento das nossas crianças e adolescentes. É de extrema importância, pois complementa e soma ao que é feito na escola, fortalecendo ainda mais o vínculo com a comunidade. É um trabalho valioso, que merece ser reconhecido e valorizado não apenas no presente, mas ao longo do tempo.”

Mayanna Maísa

Aluna Jovem Líder

Núcleo Charneca/ PE

“Ser jovem líder tem sido uma experiência incrível e transformadora para mim. Assumir esse papel me fez perceber que o esporte vai além de uma simples atividade física. Ele é uma poderosa ferramenta de inclusão, aprendizado e crescimento pessoal. O protagonismo que essa função me dá é o que me desafia e motiva todos os dias. Ser monitora nas aulas e ajudar os iniciantes é uma das partes mais enriquecedoras desse processo. Uma experiência de crescimento como atleta e como pessoa. Aprendi a ser mais responsável, paciente e empática. Também percebi que liderar não significa apenas ensinar, mas também inspirar e aprender com os outros. Tem me mostrado o poder do esporte de unir as pessoas, desenvolver habilidades e transformar realidades.”