Alunos regularmente atendidos
Participações em eventos
Comunidades
(SP 19, RJ 02, PE 08 e AM 04)
Postagens em redes sociais
Curtidas em postagens
Visualizações dos posts
Visitas ao perfil
O Projeto Rede de Núcleos, do Instituto Esporte e Educação, realizou diferentes eventos entre os meses de abril e julho, levando a prática de esporte e atividade física, assim como ações socioeducativas, a diferentes comunidades do Brasil. Foram 106 ações realizadas com parceiros, escolas, instituições locais, financiadores e serviços públicos em geral, 48 ações com voluntários e 59 ações com familiares.
Em maio, a quadra da Escola Cremilda Maria, no bairro de Garapu, no Cabo de Santo Agostinho, em Pernambuco, foi palco do Internúcleos do IEE, onde crianças e adolescentes participaram de um dia de diversão e prática de esportes variados. Todos da rede municipal de ensino e atendidos em cinco comunidades: Garapu, Ponte dos Carvalhos, Engenho Ilha, Charneca e Pontezinha, em iniciativa do IEE, com o apoio da Prefeitura, por meio das Secretarias de Educação e Esportes. A atividade reuniu cerca de 90 crianças e adolescentes do 6º ao 9º ano.
E três eventos movimentaram alunos, jovens líderes, assim como familiares, de vários Núcleos do País: o Internúcleos Fair Play, em São Sebastião (SP) – com 300 alunos e 10 jovens líderes; o Intervôlei, no Núcleo Casa Blanca, na Capital Paulista – com adolescentes de 10 a 14 anos dos Núcleos Casa Blanca, Feitiço da Vila, São Luís e Embu; e o Circuito Jovem de Vôlei, no Rio de Janeiro, dos Núcleos Rio de Janeiro e Jacarepaguá – com 74 crianças e adolescentes, 10 jovens líderes e familiares.
Em abril, os alunos do Núcleo São Sebastião tiveram um final de semana muito especial na praia de Maresias, no litoral norte de São Paulo. Cerca de vinte crianças e jovens, entre 11 e 14 anos, participaram da Ação Novas Ondas, projeto social realizado pela World Surf League (WSL), durante a Etapa de São Sebastião do Circuito Banco do Brasil de Surfe 2025.
Já o evento Dia da Paz nas Escolas movimentou alunos, familiares, professores e gestores dos Núcleos Cremilda Maria e Antônio Benedito, com diferentes atividades voltadas ao tema. A concentração foi na Estação Cidadania, em Cabo de Santo Agostinho, em parceria com a prefeitura da cidade.
No Projeto Núcleos Lábrea, no sul do Amazonas, esses meses foram marcados por conquistas significativas, momentos de integração e experiências positivas nos espaços de atendimento. São 41 turmas, com 826 alunos – sendo 156 indígenas (RANI), além de tantos outros que são de origem indígena, mas não possuem o documento. A média de frequência foi de 84,4%.
Destaque para reuniões com pais, mães e responsáveis, com o objetivo de fortalecer ainda mais a relação com a escola e a família. E a entrega das camisetas do projeto para todas as crianças e adolescentes participantes, bem como de banners de identificação do projeto para todos os núcleos.
Os Jogos de Integração – Etapa Local movimentaram todos os núcleos participantes do projeto e todas as crianças e adolescentes atendidos nas 3 escolas da zona urbana e 4 escolas nas comunidades indígenas.
Além disso, foram realizados três encontros de formação com o tema Sequência Didática, conduzidos pela coordenação pedagógica do IEE baseada em São Paulo, e a visita de Supervisão e encontro de formação continuada presencial com o coordenador Alexandre Arena e a subcoordenadora Marilene Tavares. Assim como o encontro de articulação e fortalecimento de parceria com a equipe de coordenação de São Paulo e local, com o secretário de Educação e toda equipe da secretaria, presidente da Câmara de Vereadores e outros gestores públicos.