BOLETIM

PROJETO REDE DE NÚCLEOS DO IEE

Edição 72 | agosto 2025

NÚMEROS
DO PERÍODO

9.279

Alunos regularmente atendidos

11.576

Participações em eventos

87

Comunidades

33

(SP 19, RJ 02, PE 08 e AM 04)

599

Postagens em redes sociais

9.770

Curtidas em postagens

301.900

Visualizações dos posts

169.926

Visitas ao perfil

ATIVIDADES DOS
NÚCLEOS DE ATENDIMENTO

Eventos levam esporte, atividade física e ações socioeducativas às comunidades entre os meses de abril e julho

O Projeto Rede de Núcleos, do Instituto Esporte e Educação, realizou diferentes eventos entre os meses de abril e julho, levando a prática de esporte e atividade física, assim como ações socioeducativas, a diferentes comunidades do Brasil. Foram 106 ações realizadas com parceiros, escolas, instituições locais, financiadores e serviços públicos em geral, 48 ações com voluntários e 59 ações com familiares.

Em maio, a quadra da Escola Cremilda Maria, no bairro de Garapu, no Cabo de Santo Agostinho, em Pernambuco, foi palco do Internúcleos do IEE, onde crianças e adolescentes participaram de um dia de diversão e prática de esportes variados. Todos da rede municipal de ensino e atendidos em cinco comunidades: Garapu, Ponte dos Carvalhos, Engenho Ilha, Charneca e Pontezinha, em iniciativa do IEE, com o apoio da Prefeitura, por meio das Secretarias de Educação e Esportes. A atividade reuniu cerca de 90 crianças e adolescentes do 6º ao 9º ano.

E três eventos movimentaram alunos, jovens líderes, assim como familiares, de vários Núcleos do País: o Internúcleos Fair Play, em São Sebastião (SP) – com 300 alunos e 10 jovens líderes; o Intervôlei, no Núcleo Casa Blanca, na Capital Paulista – com adolescentes de 10 a 14 anos dos Núcleos Casa Blanca, Feitiço da Vila, São Luís e Embu; e o Circuito Jovem de Vôlei, no Rio de Janeiro, dos Núcleos Rio de Janeiro e Jacarepaguá – com 74 crianças e adolescentes, 10 jovens líderes e familiares.

Em abril, os alunos do Núcleo São Sebastião tiveram um final de semana muito especial na praia de Maresias, no litoral norte de São Paulo. Cerca de vinte crianças e jovens, entre 11 e 14 anos, participaram da Ação Novas Ondas, projeto social realizado pela World Surf League (WSL), durante a Etapa de São Sebastião do Circuito Banco do Brasil de Surfe 2025.

Já o evento Dia da Paz nas Escolas movimentou alunos, familiares, professores e gestores dos Núcleos Cremilda Maria e Antônio Benedito, com diferentes atividades voltadas ao tema. A concentração foi na Estação Cidadania, em Cabo de Santo Agostinho, em parceria com a prefeitura da cidade.

No Projeto Núcleos Lábrea, no sul do Amazonas, esses meses foram marcados por conquistas significativas, momentos de integração e experiências positivas nos espaços de atendimento. São 41 turmas, com 826 alunos – sendo 156 indígenas (RANI), além de tantos outros que são de origem indígena, mas não possuem o documento. A média de frequência foi de 84,4%.

Destaque para reuniões com pais, mães e responsáveis, com o objetivo de fortalecer ainda mais a relação com a escola e a família. E a entrega das camisetas do projeto para todas as crianças e adolescentes participantes, bem como de banners de identificação do projeto para todos os núcleos.

Os Jogos de Integração – Etapa Local movimentaram todos os núcleos participantes do projeto e todas as crianças e adolescentes atendidos nas 3 escolas da zona urbana e 4 escolas nas comunidades indígenas.

Além disso, foram realizados três encontros de formação com o tema Sequência Didática, conduzidos pela coordenação pedagógica do IEE baseada em São Paulo, e a visita de Supervisão e encontro de formação continuada presencial com o coordenador Alexandre Arena e a subcoordenadora Marilene Tavares. Assim como o encontro de articulação e fortalecimento de parceria com a equipe de coordenação de São Paulo e local, com o secretário de Educação e toda equipe da secretaria, presidente da Câmara de Vereadores e outros gestores públicos.

Os núcleos do IEE estão com uma agenda incrível de eventos esportivos em 2025.

FOTOS DAS ATIVIDADES
DESENVOLVIDAS

DEPOIMENTOS

Gabriela Anorozo

Responsável pela área de Responsabilidade Social

Instituto da Motiva

“Visitar o Núcleo de Heliópolis (Princesa Isabel) do Instituto Esporte e Educação foi uma experiência inspiradora. Ver de perto como o esporte é usado como ferramenta de inclusão, desenvolvimento e transformação reafirma o propósito do nosso trabalho no Instituto da Motiva. Cada atividade, cada sorriso e cada conquista das crianças mostra que investir em projetos como esse é investir em um futuro mais justo e com mais oportunidades para todos.”

Lucas Lima

Aluno da turma de jovens

CEU Feitiço da Vila - SP

“O que mais me chama a atenção é o jeito especial com que o IEE cuida de cada aluno. Eles se preocupam em entender o que cada um precisa e deseja. Fazem um esforço real para ajudar todos a realizarem seus sonhos. Além disso, o IEE oferece muitos recursos e oportunidades fora das aulas. Essas ações ajudam a desenvolver habilidades essenciais como liderança, comunicação e trabalho em equipe. A formação que tive aqui me ajudou a conquistar objetivos tanto no trabalho quanto na vida pessoal.”

José Kauã

Aluno

Núcleo de São Sebastião - SP

“Olá, tenho 18 anos e moro no bairro de Maresias. Faço parte do Instituto Esporte e Educação, onde, além de ser aluno, também atuo como jovem monitor nas aulas. Participo ativamente com os professores, ajudando no cuidado com os alunos mais novos e colaborando para o desenvolvimento deles, assim como um dia me ajudaram. Gosto muito de fazer isso, é algo que me motiva e que desejo continuar fazendo para contribuir com a minha comunidade. O IEE abre portas, desperta o interesse pelo esporte e ajuda jovens a seguirem seus sonhos — seja no esporte ou em outras áreas da vida.”

Bruna Loreto

Mãe da aluna Luna Loreto

Jacarapaguá - RJ

“A minha filha, Luna, está há dois anos nas aulas. No projeto, ela lida com muitas crianças e, em casa, tem cinco irmãos. O esporte tem unido esses dois mundos: família e equipe. Costumamos ir juntos aos jogos de vôlei, futebol, jiu-jitsu. Eu fui atleta e, quando olhava ao redor, minha família não assistia aos meus jogos. Hoje, estamos sempre juntos. Meus filhos adoram as aulas do Instituto: o José, a Luna, o Dudu, o Salis e a mais nova, Aninha. Todos fazem e amam as aulas. Adoro também a relação de conexão com a família que o IEE proporciona.”

Gumercindo

Cacique da aldeia Vila Nova

Projeto Núcleos Lábrea/ AM

“Eu sou cacique da aldeia Vila Nova e acho esse projeto que está acontecendo dentro da minha aldeia muito significante para mim, para a comunidade, principalmente para as crianças que estão brincando, se divertindo. Poderiam estar em outro canto, mas estão aqui dentro da nossa aldeia, fazendo junto com as professoras. Eu tenho que agradecer o trabalho que elas têm desempenhado aqui com a gente. E é isso aí, meu apoio como liderança está aqui, e o que eu quero é que essas crianças evoluam e tenham um futuro bem melhor para a frente.”

Ediele Carvalho Soares

Mãe do aluno Ruan Carlos Carvalho de Amorim

E.M. Maria do Socorro Brito Lima | Lábrea - AM

“Sou mãe do aluno Ruan Carlos Carvalho de Amorim, de 10 anos. Meu filho é autista e tem TDAH. Gostaria muito de parabenizar a todos pelo excelente projeto, onde meu filho tem a oportunidade de interagir com outras crianças. Ele gosta muito do projeto, não deixo ele faltar nem uma aula. Já pude observar uma grande melhoria na sua capacidade motora, no seu relacionamento com outras crianças e em casa também. Parabéns a todos vocês, obrigada pela oportunidade que estão dando a nossas crianças e pelo excelente trabalho de inclusão que está sendo feito.”