BOLETIM

PROJETO REDE DE NÚCLEOS DO IEE

Edição 73 | dezembro 2025

NÚMEROS
DO PERÍODO

8.721

Alunos regularmente atendidos

5.353

Participações em eventos

87

Comunidades

33

núcleos (SP 19, RJ 02, PE 08 e AM 04)

475

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ATIVIDADES DOS
NÚCLEOS DE ATENDIMENTO

Rede de Núcleos e as ações voltadas para a ODS 4 – Educação de Qualidade

O Projeto Rede de Núcleos, do Instituto Esporte e Educação (IEE), fortaleceu o alcance da ODS Educação de Qualidade (ODS 4) ao colocar em prática a metodologia de esporte educacional focada no desenvolvimento integral, no protagonismo dos jovens e na qualificação contínua da prática pedagógica. Confira as ações do último trimestre para garantir uma educação inclusiva e equitativa de qualidade.

1. Formação Integral e Desenvolvimento de Habilidades para a Vida – Os projetos didáticos desenvolvidos neste período foram muito além do ensino técnico do esporte, focando na formação de cidadãos conscientes.

Valores e Cidadania: As aulas promoveram a vivência de valores essenciais para a convivência em grupo, como respeito, cooperação, empatia, escuta ativa e responsabilidade;

Consciência e Autonomia: As atividades desenvolveram o senso crítico e a consciência corporal, habilidades motoras, cognitivas e afetivas;

Projetos Didáticos Focados em Cidadania: Houve o desenvolvimento de projetos didáticos voltados à formação cidadã desde os primeiros anos escolares, como o projeto “Direitos e Deveres na Educação Infantil” e o trabalho com valores morais e éticos em jogos, reforçando a educação integral;

Educação para a Saúde: As atividades incorporaram temas de saúde cruciais, como a Saúde Sexual (incluindo orientações sobre métodos contraceptivos e prevenção de ISTs) durante a Etapa Regional do Circuito de Voleibol, e a conscientização sobre Alimentação Saudável (como o projeto “Prato Colorido” e discussões sobre alimentos adequados para a prática esportiva).

2. Protagonismo Juvenil e Conexão com o Conhecimento – O projeto empoderou os estudantes para se tornarem agentes ativos no processo de ensino-aprendizagem (protagonismo), um pilar central para a ODS 4.

Liderança e Organização de Eventos: Jovens Líderes/Monitores atuaram na organização de eventos regionais e locais, incluindo a recepção de equipes, montagem de espaços, mediação de partidas, construção de premiações e gestão de placares dos jogos;

Autonomia na Aprendizagem: Os estudantes exerceram autonomia e tomada de decisão ao participar da escolha dos jogos, da criação e adaptação de regras e na elaboração de estratégias em jogos;

Ponte entre Escola e Ciência (Justiça Social): Os Núcleos Charneca e Antônio Benedito participaram do XV Congresso Brasileiro de Atividade Física e Saúde (CBAFS), onde Jovens Líderes apresentaram um jogo educativo de autoria própria sobre Justiça Social, consolidando o papel do esporte educacional como ponte entre a escola, a ciência e a sociedade. Essa ação está explicitamente ligada a ODS 4 e ODS 10 (Redução das Desigualdades).

3. Inclusão, Acessibilidade e Diversidade – O projeto garantiu a qualidade e a equidade da educação ao focar na inclusão de todos os públicos e na valorização da diversidade cultural.

Inclusão de PCDs e Neurodivergentes: Todos os núcleos organizaram práticas inclusivas para as crianças neurodivergentes, promovendo a inclusão, auxiliando no desenvolvimento de crianças com TDAH, melhorando a concentração, socialização e bem-estar, e ajudando estudantes com fobia social a construir amizades e confiança;

Práticas Inclusivas: Houve a vivência de modalidades adaptadas, como o vôlei sentado, promovendo empatia e diversidade na prática esportiva;

Cultura e Tradição: As atividades incluíram o resgate de jogos de matriz africana e indígena (Corrida da Tora, Tobdaé, Litoti) e brincadeiras tradicionais brasileiras (Peteca, Bolinha de Gude, Capoeira, Amarelinha), ampliando o repertório cultural dos estudantes

Os jogos de matriz indígena foram realizados durante as ações no Núcleos Lábrea, nos Jogos de Integração – Etapa Municipal, reunindo 800 crianças e adolescentes atendidos pelo projeto do IEE. Antes, destaque para o Seminário de Formação. O evento mobilizou toda a cidade e reforçou o esporte como ferramenta de inclusão, participação social, integração intercultural, desenvolvimento humano e fortalecimento comunitário. Educadores e educadoras mobilizaram ações diversificadas, com atividades esportivas e práticas culturais dos povos Apurinã e Paumari.

4 – Qualidade Pedagógica e Desenvolvimento Profissional – O fortalecimento da ODS Educação de Qualidade é sustentado pela constante qualificação dos educadores e pelo uso de metodologias estruturadas.

Formação de Professores: Os educadores participaram regularmente de formações e reuniões pedagógicas com foco em: Inclusão de Neurodivergentes na Prática; Metodologia do Esporte Educacional (incluindo o Sistema PROTEGE); Avaliação de Sequências Didáticas (com instrumentos qualitativos e quantitativos); e Temas socioemocionais, como prevenção ao Burnout e “Esporte Educacional e Sentimentos”;

Multiplicação do Conhecimento:  O depoimento de estagiários reforça que o projeto forma multiplicadores da metodologia, ensinando-os a serem bons professores e a desenvolverem atividades significativas, garantindo que a qualidade pedagógica se expanda

OS NÚCLEOS DO IEE ESTÃO COM UMA AGENDA INCRÍVEL DE EVENTOS ESPORTIVOS EM DEZEMBRO DE 2025 E INÍCIO DE 2026.

FOTOS DAS ATIVIDADES
DESENVOLVIDAS

DEPOIMENTOS

Márcia Lopes Guerra

Professora da EMEB Jailson Silveira

Núcleo Cajamar/ SP

“Participar das aulas do projeto do Instituto Esporte e Educação na Educação Infantil tem sido uma experiência transformadora. O esporte, inserido desde os primeiros anos da vida escolar, vai além do movimento físico. Ele contribui para o desenvolvimento integral das crianças. Tenho observado como as atividades estimulam a coordenação motora, a socialização e o respeito aos combinados com o próximo, além de fortalecer valores como cooperação, trabalho em equipe e autoconfiança. O esporte também é uma ferramenta de inclusão, onde todas as crianças, com suas diferentes habilidades, têm espaço para participar e se desenvolver.”

Lívia Araújo de Almeida

Estudante do projeto

Núcleo Capistrano de Abreu/ SP

“Eu sou aluna do Instituto Esporte e Educação, o IEE. Participar do projeto tem sido uma experiência incrível. Aqui eu aprendi muito mais do que jogar vôlei, aprendi sobre respeito, união e superação. Os jogos de vôlei são sempre momentos muito especiais, porque a gente se diverte, faz novas amizades e aprende o valor do trabalho em equipe. O IEE é muito importante para a nossa comunidade. Ele dá oportunidade para muitas crianças e jovens crescerem, acreditarem nos seus sonhos e terem um futuro melhor. Eu sou muito grata por fazer parte desse projeto que transforma tantas vidas.”

Gabrielly

Participante do programa Jovem Líder

Núcleo Ponte dos Carvalhos/ PE

“Faço parte do projeto de vôlei. Além de jogar, também sou jovem líder e isso me deixa muito feliz. Acho o projeto super importante, porque aprendemos muitas coisas boas, nos divertimos e fazemos novas amizades. Nas aulas, aprendo saque, recepção, passes e outras jogadas. Cada dia é diferente e sempre tem algo novo para aprender. Adoro jogar vôlei, é um esporte que me anima e me faz sentir bem comigo mesma. Esse projeto é muito importante para mim, porque além de aprender o esporte, aprendo também sobre respeito, trabalho em equipe e confiança. É um lugar onde posso crescer, me divertir e ser eu mesma. O Circuito foi uma experiência incrível. Aprendi coisas novas, me desafiei e me diverti ao mesmo tempo.”

Mayanna Maísa

Estudante e Jovem Líder

Núcleo Charneca/ PE

“A experiência no Congresso Brasileiro de Atividade Física e Saúde foi incrível. Foi uma honra estar presente, porque vimos muitas coisas legais, assistimos a apresentações de outras escolas e aprendemos muito com os trabalhos desenvolvidos. Vamos levar para a vida isso, a gente se divertiu muito. Nós apresentamos um jogo na oficina e, por meio desse jogo, mostramos um pouco do que é justiça social. Foi divertido e inspirador participar de algo tão importante.”

Rozimar Jacinto de Queiroz

Mãe de aluna da Aldeia Novo Paraíso

Projeto Núcleos Lábrea/ AM

“O incentivo ao esporte é muito bom, e traz um significado prazeroso, pois minha filha tinha medo até de entrar no campo para jogar bola. Porém agora ela gosta, e outra também, que, eles fazendo esportes não estão ocupando com outras coisas que não tem futuro.”

Yasmin Pereira do Nascimento

Estudante do núcleo E.M. Maria do Socorro Brito

Projeto Núcleos Lábrea/ AM

“Gosto muito de participar do Projeto Núcleos Lábrea. E o evento foi muito legal e divertido. Eu nunca tinha participado de um evento assim, com tanta gente e todo mundo brincando. Tem muitas brincadeiras. Eu quero que tenha mais vezes.”