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O Projeto Rede de Núcleos, do Instituto Esporte e Educação (IEE), fortaleceu o alcance da ODS Educação de Qualidade (ODS 4) ao colocar em prática a metodologia de esporte educacional focada no desenvolvimento integral, no protagonismo dos jovens e na qualificação contínua da prática pedagógica. Confira as ações do último trimestre para garantir uma educação inclusiva e equitativa de qualidade.
1. Formação Integral e Desenvolvimento de Habilidades para a Vida – Os projetos didáticos desenvolvidos neste período foram muito além do ensino técnico do esporte, focando na formação de cidadãos conscientes.
Valores e Cidadania: As aulas promoveram a vivência de valores essenciais para a convivência em grupo, como respeito, cooperação, empatia, escuta ativa e responsabilidade;
Consciência e Autonomia: As atividades desenvolveram o senso crítico e a consciência corporal, habilidades motoras, cognitivas e afetivas;
Projetos Didáticos Focados em Cidadania: Houve o desenvolvimento de projetos didáticos voltados à formação cidadã desde os primeiros anos escolares, como o projeto “Direitos e Deveres na Educação Infantil” e o trabalho com valores morais e éticos em jogos, reforçando a educação integral;
Educação para a Saúde: As atividades incorporaram temas de saúde cruciais, como a Saúde Sexual (incluindo orientações sobre métodos contraceptivos e prevenção de ISTs) durante a Etapa Regional do Circuito de Voleibol, e a conscientização sobre Alimentação Saudável (como o projeto “Prato Colorido” e discussões sobre alimentos adequados para a prática esportiva).
2. Protagonismo Juvenil e Conexão com o Conhecimento – O projeto empoderou os estudantes para se tornarem agentes ativos no processo de ensino-aprendizagem (protagonismo), um pilar central para a ODS 4.
Liderança e Organização de Eventos: Jovens Líderes/Monitores atuaram na organização de eventos regionais e locais, incluindo a recepção de equipes, montagem de espaços, mediação de partidas, construção de premiações e gestão de placares dos jogos;
Autonomia na Aprendizagem: Os estudantes exerceram autonomia e tomada de decisão ao participar da escolha dos jogos, da criação e adaptação de regras e na elaboração de estratégias em jogos;
Ponte entre Escola e Ciência (Justiça Social): Os Núcleos Charneca e Antônio Benedito participaram do XV Congresso Brasileiro de Atividade Física e Saúde (CBAFS), onde Jovens Líderes apresentaram um jogo educativo de autoria própria sobre Justiça Social, consolidando o papel do esporte educacional como ponte entre a escola, a ciência e a sociedade. Essa ação está explicitamente ligada a ODS 4 e ODS 10 (Redução das Desigualdades).
3. Inclusão, Acessibilidade e Diversidade – O projeto garantiu a qualidade e a equidade da educação ao focar na inclusão de todos os públicos e na valorização da diversidade cultural.
Inclusão de PCDs e Neurodivergentes: Todos os núcleos organizaram práticas inclusivas para as crianças neurodivergentes, promovendo a inclusão, auxiliando no desenvolvimento de crianças com TDAH, melhorando a concentração, socialização e bem-estar, e ajudando estudantes com fobia social a construir amizades e confiança;
Práticas Inclusivas: Houve a vivência de modalidades adaptadas, como o vôlei sentado, promovendo empatia e diversidade na prática esportiva;
Cultura e Tradição: As atividades incluíram o resgate de jogos de matriz africana e indígena (Corrida da Tora, Tobdaé, Litoti) e brincadeiras tradicionais brasileiras (Peteca, Bolinha de Gude, Capoeira, Amarelinha), ampliando o repertório cultural dos estudantes
Os jogos de matriz indígena foram realizados durante as ações no Núcleos Lábrea, nos Jogos de Integração – Etapa Municipal, reunindo 800 crianças e adolescentes atendidos pelo projeto do IEE. Antes, destaque para o Seminário de Formação. O evento mobilizou toda a cidade e reforçou o esporte como ferramenta de inclusão, participação social, integração intercultural, desenvolvimento humano e fortalecimento comunitário. Educadores e educadoras mobilizaram ações diversificadas, com atividades esportivas e práticas culturais dos povos Apurinã e Paumari.
4 – Qualidade Pedagógica e Desenvolvimento Profissional – O fortalecimento da ODS Educação de Qualidade é sustentado pela constante qualificação dos educadores e pelo uso de metodologias estruturadas.
Formação de Professores: Os educadores participaram regularmente de formações e reuniões pedagógicas com foco em: Inclusão de Neurodivergentes na Prática; Metodologia do Esporte Educacional (incluindo o Sistema PROTEGE); Avaliação de Sequências Didáticas (com instrumentos qualitativos e quantitativos); e Temas socioemocionais, como prevenção ao Burnout e “Esporte Educacional e Sentimentos”;
Multiplicação do Conhecimento: O depoimento de estagiários reforça que o projeto forma multiplicadores da metodologia, ensinando-os a serem bons professores e a desenvolverem atividades significativas, garantindo que a qualidade pedagógica se expanda