NOTAS E REPORTAGENS
RETORNO DE MÍDIA ESPONTÂNEA
O primeiro semestre foi de muitas atividades e nesta edição do Na Pauta, do Instituto Esporte e Educação (IEE), você confere os resultados do trabalho de comunicação junto à imprensa nacional e local, entre os meses de janeiro e junho deste ano. Ações do Projeto Formações IEE, do Escola do IEE, do Rede de Núcleos, do Núcleos Lábrea e do Metodologia IEE foram realizadas no período. Assim como diversos eventos: Seminário Valores e Projetos que Impactam, Dia da Paz e Internúcleos.
De janeiro a junho de 2025, 18 textos foram divulgados para a imprensa sobre as atividades, novidades e ações do IEE em todo o País. Os textos geraram a publicação de 295 notas, matérias e reportagens do IEE. Ao somar todos os valores e espaços conquistados, o IEE e seus parceiros tiveram um retorno de mídia de R$ 862.226,00.
O ano começou com a realização do seminário “Valores e Projetos que impactam”, na sede do Projeto Casulo. O encontro contou com 80 colaboradores do IEE. Foram apresentados os projetos para 2025, enfatizando o impacto do IEE no desenvolvimento do Esporte e Educação no Brasil, assim como os resultados em relação aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela ONU.
E o mês de janeiro contou com muita diversão para crianças e adolescentes do Projeto Núcleos Lábrea, na cidade de Lábrea, no sul do Amazonas, a 700 quilômetros da capital, Manaus. Alunos atendidos nas escolas e comunidades integrantes do projeto tiveram a oportunidade de participar da Colônia de Férias, realizada pela primeira vez, organizada pela equipe técnica e comunidade escolar.
Lábrea também foi notícia no período de cheia do Rio Purus. A comunidade indígena Santa Rita, habitada pelo povo Paumari e atendida pelo projeto do IEE, ficou alagada. E as crianças tiveram seus espaços de jogos e brincadeiras restritos aos tablados de madeira de suas casas e da escola. São 24 alunos beneficiados no projeto, com idade entre 5 e 16 anos. Na escola de tablado flutuante foram realizadas práticas como vôlei adaptado, cabo de guerra, cantigas de roda, corridas e brincadeiras tradicionais do povo Paumari.
Já o Projeto Rede de Núcleos chegou a Guarulhos, na Região Metropolitana de São Paulo, com um Núcleo de Atendimento do IEE em parceria com a BARUEL, no bairro Cumbica. O espaço estará atendendo, neste ano de 2025, a 650 estudantes da escola EPG Álvares de Azevedo, com acesso a aulas de esporte educacional desenvolvidas pelos profissionais do Instituto.
O evento Dia da Paz nas Escolas movimentou alunos, familiares, professores e gestores dos Núcleos Cremilda Maria e Antônio Benedito, do Rede de Núcleos, com diferentes atividades voltadas ao tema. A concentração foi na Estação Cidadania, em Cabo de Santo Agostinho (PE), em parceria com a prefeitura da cidade. Mais três eventos reuniram alunos, jovens líderes, assim como familiares de vários Núcleos do País: o Internúcleos Fair Play, em São Sebastião (SP), o Intervôlei, no Núcleo Casa Blanca, na capital paulista, e o Circuito Jovem de Vôlei, no Rio de Janeiro.
E os alunos do Núcleo São Sebastião tiveram um final de semana muito especial na praia de Maresias, no litoral norte de São Paulo. Cerca de vinte crianças e jovens, entre 11 e 14 anos, participaram da Ação Novas Ondas, projeto social realizado pela World Surf League (WSL), durante a Etapa de São Sebastião do Circuito Banco do Brasil de Surfe 2025.
A quadra da Escola Cremilda Maria, no bairro de Garapu, no Cabo de Santo Agostinho, foi palco do Internúcleos do IEE, onde crianças e adolescentes do Rede de Núcleos tiveram um dia de diversão e prática de esportes variados. Todos os participantes são da rede municipal de ensino e atendidos em cinco comunidades: Garapu, Ponte dos Carvalhos, Engenho Ilha, Charneca e Pontezinha.
O Projeto Formações IEE percorreu o País levando conhecimento com os módulos da metodologia do IEE, baseada nos princípios do esporte educacional, para sete estados e nove cidades: Amazonas (Manaus), Bahia (Camamu), Minas Gerais (Três Marias e Mário Campos), Paraná (São José dos Pinhais), Santa Catarina (Chapecó), São Paulo (Valparaíso) e Rio Grande do Sul (Passo Fundo e Caxias do Sul).
Além disso, o Projeto Formações IEE chegou a Osasco (SP) em parceria com o Instituto Cyrela e a CashMe, no primeiro módulo de formação presencial do Curso de Educação Física Escolar, que tem como foco a capacitação de profissionais de Educação Física da rede municipal, fortalecendo a formação continuada de educadores que atuam nas escolas públicas da cidade.
Já o Programa Metodologia IEE voltou a Capivari, no interior de São Paulo. Depois de receber a formação do IEE no ano passado, o projeto chegou novamente aos profissionais da cidade com o Módulo 1 – Educação Infantil, em formato EaD/webinário – e o módulo 2 – Educação Infantil – formato presencial.
E o Projeto Escola do IEE movimentou professores da rede pública, estudantes universitários e jovens líderes comunitários, que participaram das turmas dos cursos de Esporte Educacional, Condicionamento Funcional, Metodologia do Esporte Educacional e Liderança juvenil. A formação e a capacitação de profissionais nas áreas de educação e esporte é realizada com cursos híbridos – as formações presenciais são na sede do IEE, em São Paulo (SP).