NOTAS E REPORTAGENS
RETORNO DE MÍDIA ESPONTÂNEA
2025 está terminando e nesta edição do Na Pauta, do Instituto Esporte e Educação (IEE), você confere os resultados do trabalho de comunicação junto à imprensa nacional e local, entre os meses de julho a dezembro deste ano. Foram 24 textos divulgados para a imprensa sobre as atividades, novidades e ações do IEE em todo o País. Os textos geraram a publicação de 473 notas, matérias e reportagens do IEE. Ao somar todos os valores e espaços conquistados, o IEE e seus parceiros tiveram um retorno de mídia de R$ 1.517.527,00.
Nas atividades ao longo do segundo semestre, foram desenvolvidas ações do Projeto Formações IEE, Escola do IEE, Rede de Núcleos, Núcleos Lábrea, Metodologia IEE, Caravana do Esporte e Rexona Quebrando Barreiras. Sem falar no Encontro de Formação Continuada do Curso S.I.M, assim como participações na Semana MOVE (SESC) e no Congresso Brasileiro de Atividade Física e Saúde (CBAFS).
Referência no fomento da prática esportiva como ferramenta transformadora da sociedade, o IEE passou a investir em Inteligência Artificial com o objetivo de revolucionar o trabalho dos educadores, apresentando a primeira IA brasileira 100% especializada em esporte educacional.
O semestre começou com o IEE, em parceria com o SBSA Advogados, realizando uma importante formação interna sobre “Criando Espaços Seguros”, reforçando o compromisso com ambientes seguros para crianças, adolescentes e pessoas em situação de vulnerabilidade em todas as suas atividades.
O Festival de Férias do Projeto Rede de Núcleos contou com uma programação repleta de atividades para animar as férias de mais de 7 mil crianças e jovens dos seus 27 núcleos, em São Paulo, Rio de Janeiro e Pernambuco.
E o Rede de Núcleos seguiu com suas atividades ao longo dos meses, como: 2º Seminário Protagonismo Juvenil: Vozes que Constroem o Futuro, em Cabo de Santo Agostinho (PE); jovens dos núcleos do Rio de Janeiro e Pernambuco nas etapas – local e regional – do Circuito de Jovens, evento que integra a metodologia do Sistema de Formação para Jovens do IEE; e o Sábado Esportivo e Educacional do IEE, fortalecendo os princípios do esporte educacional e ampliando os espaços de diálogo, aprendizado e convivência nos núcleos Capistrano de Abreu, Casa Blanca, Feitiço da Vila e Jaguaré, na capital paulista; Carapicuíba, na Grande São Paulo; e São Sebastião, no litoral paulista.
Já os Núcleos Esportivos Socioeducativos do Projeto Rede de Núcleos atenderam a áreas de alto índice de vulnerabilidade e risco social, em parceria com escolas municipais e estaduais, centros comunitários e espaços públicos, com patrocínio da Shell, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte/Ministério do Esporte/Governo Federal, em sete diferentes espaços de São Paulo e do Rio de Janeiro.
Desde agosto e até novembro, o Projeto Formações IEE levou seus diferentes módulos, baseados nos princípios do esporte educacional, para nove estados e 12 cidades: Amazonas (Manaus), Bahia (Camamu), Mato Grosso (Cuiabá), Maranhão (Bacabal), Minas Gerais (Belo Horizonte, Mário Campos e Extrema), Paraná (São José dos Pinhais), Santa Catarina (Chapecó), São Paulo (Valparaíso e Franco da Rocha) e Rio Grande do Sul (Passo Fundo). E os municípios de Osasco e Francisco Morato, na Grande São Paulo, receberam no mês de setembro mais um módulo do Projeto Formações IEE, em parceria com o Instituto Cyrela e a CashMe.
O Projeto Núcleos Lábrea teve diferentes atividades, como uma semana de visitas técnicas, seminário de formação e a etapa municipal dos Jogos de Integração, em seus diversos núcleos, envolvendo a Comunidade Indígena Santa Rita (Povo Paumari), as Comunidades Boa Vista, Nova Paraíso (Povo Apurinã) e escolas da Zona Urbana. A Vila Olímpica de Lábrea recebeu os Jogos, com destaque para a presença de Ítalo Ferreira, campeão olímpico e mundial de surfe, que puxado por uma embarcação surfou no Rio Purus adaptando uma tampa de geladeira.
O Programa Metodologia IEE realizou em Capivari, no interior de São Paulo, mais uma etapa da formação no município, e esteve pela primeira vez em Embu das Artes (SP), reunindo gestores de educação, coordenadores pedagógicos das escolas e professores de educação física, estagiários e educadores.
O projeto Escola do IEE chegou ao último trimestre do ano com a realização de diferentes módulos dos cursos de Condicionamento Funcional e Metodologia do Esporte Educacional, voltados para profissionais da área de saúde, estudantes universitários e professores da rede pública.
O Rexona Quebrando Barreiras realizou sua quinta edição, dando continuidade à parceria iniciada em 2021 entre Rexona e o IEE. A iniciativa tem como propósito transformar a vida de crianças e jovens por meio do esporte e da atividade física, promovendo inclusão social e confiança para que todos possam se movimentar mais.
Já a Caravana do Esporte esteve no Rio Grande do Sul, levando as ações do projeto para dentro de quatro escolas – duas da cidade de Canoas e duas de Esteio. O objetivo foi transformar esses espaços em ambientes de esporte educacional, inclusão e aprendizagem, com atividades para crianças e adolescentes, assim como cursos de formação para profissionais da área. As estações esportivas foram planejadas com cuidadoso olhar inclusivo e as formações pedagógicas buscaram fortalecer competências, metodologias e habilidades profissionais alinhadas ao esporte educacional seguro e inclusivo.
Educadores e educadoras de Francisco Morato, município da Grande São Paulo, participaram do primeiro encontro de formação continuada do curso S.I.M. para Inclusão – Sensibilizar, Inspirar e Mover-se. A formação foi organizada pelo IEE, em parceria com o Instituto Cyrela e a CashMe.
Ano a ano, a Semana MOVE, do SESC, incentiva a prática esportiva e a produção de hábitos saudáveis, com atividades gratuitas. Em sua 13ª edição, não foi diferente, com o tema Geração Movimento. O IEE marcou presença, com crianças e jovens do Projeto Rede de Núcleos.
Ao longo de sua história, o IEE vem mostrando que o Esporte Educacional é muito mais do que uma prática corporal — é uma ferramenta de transformação social, que promove auto estima, pertencimento, saúde, autonomia e protagonismo. E o IEE levou a metodologia do Esporte Educacional ao Congresso Brasileiro de Atividade Física e Saúde (CBAFS), no Recife (PE).