Elevem o padrão da educação e do esporte com nossa formação exclusiva, já adotada em mais de 1.400 cidades e apoiada por 63 mil educadores!
Oferecemos flexibilidade para atender às suas necessidades:
Não perca esta oportunidade única de elevar a qualidade da educação e do esporte onde você atua.
Para alcançar os objetivos do esporte educacional, atender aos marcos legais esportivos e educacionais e, ainda, em consideração à realidade brasileira, no que se refere à prática esportiva nas diferentes regiões e comunidades, sugere-se alguns princípios pedagógicos para o ensino e prática do esporte na dimensão educacional.
Este princípio consiste em criar condições e oportunidades para a participação de todas as crianças e jovens no aprendizado do esporte, com adequações e adaptações de estruturas, materiais e regras, para que todos e todas desenvolvam as habilidades e competências que possibilitem compreender, transformar, reconstruir e usufruir as diferentes práticas esportivas.
Este princípio define-se pela participação ativa de todos os envolvidos na estruturação do processo de ensino e aprendizagem do esporte. Sendo assim, é imprescindível que alunos, professores e comunidade sejam corresponsáveis e cogestores das aulas, atividade e eventos e do planejamento, execução, avaliação e continuidade dos programas e projetos.
Este princípio consiste em perceber, reconhecer e valorizar as diferenças entre as pessoas no que se refere à etnia, cor, religião, gênero, biótipo e níveis de habilidades. Entendendo a diversidade como uma oportunidade de aprender com as diferenças, é importante diversificar as metodologias de ensino, favorecendo a convivência e a aprendizagem compartilhada.
Este princípio define-se pela compreensão do esporte como possibilidade de aprendizagem e desenvolvimento cognitivo, psicomotor e socioafetivo. As ações pedagógicas devem abordar os conteúdos em dimensões conceitual, atitudinal e procedimental.
Este princípio consiste no entendimento e na transformação do esporte como meio para uma educação emancipatória que se baseia no conhecimento, no esclarecimento e na autorreflexão crítica para superar o modelo de esporte, atualmente difundido, em que prevalece a exclusão, a violência, o sexismo, o elitismo e a influência e imposição de modelos pela mídia. Portanto, a autonomia constitui-se na capacidade dos atores sociais em analisar, avaliar, decidir, promover e organizar a sua participação e de outros nas diversas práticas esportivas.
Hoje o IEE é uma referência nacional e internacional ao desenvolver um Sistema de Transformação Social por meio do Esporte impactando municípios, escolas, comunidades e vidas. Nestes 23 anos de trabalho, o alcance acumulado nos seus projetos representam:
Preencher esse formulário é o primeiro passo para um futuro brilhante para você.
Não adie essa chance. O conhecimento é a chave para o futuro, e estamos aqui para ajudar a abrir essa porta com você.