METODO-
LOGIA

Ao longo de mais de duas décadas de trabalho, desenvolvemos uma metodologia eficiente, testada e aprimorada a cada dia, assimilada por milhares de profissionais e que impactou milhões de crianças e jovens no Brasil e exterior.

A tecnologia desenvolvida e empregada pelo Instituto Esporte e Educação nas suas ações está fundamentada na utilização do esporte como fator de educação integral, buscando o desenvolvimento integral do indivíduo, com o desenvolvimento dos 4 pilares da educação: Saber, Fazer, Ser e Conviver, para a formação de competências à cidadania plena, na busca da inclusão e transformação social.

O esporte educacional não tem fim nele mesmo, não se aprende somente para ser “bom no esporte”, além das competências corporais e motoras, é fundamental desenvolver valores como a ética, solidariedade, respeito ao próximo e às regras e cooperação; habilidades socioemocionais como tolerância, sentido coletivo, determinação, resiliência e disciplina,, ainda  estimula fatores cognitivo como a atenção, concentração, memória, estratégias para resolver problemas e enfrentar situações da vida em sociedade.

O IEE entende que o esporte educacional precisa ocorrer nos sistemas de educação formal e não-formal de maneira desinstitucionalizado (não seguuir padrões das federações internacionais das modalidades esportivas), adaptando regras, estrutura, espaços, materiais e gestos motores de acordo com as condições sociais e pessoais. Dessa forma, não sendo seletivo, todos podem e devem praticar como podem e conseguem, e, ainda, a competição esportiva torna-se meio de educar as crianças e jovens e não o propósito da sua vivência, não pode ser hipercompetitivo.

OBJETIVOS DO ESPORTE E EDUCAÇÃO

A metodologia de ensino do esporte educacional proposta pelo IEE apresenta os seguintes objetivos:

Independente da habilidade técnica, gênero, biotipo, etnia ou religião, o intuito é ensinar o esporte com a premissa de inclusão e participação de todos e todas, independentemente das diferenças das pessoas, dos potenciais e das limitações individuais.

Está relacionado à evolução individual e coletiva, sempre respeitando as possibilidades de aprendizagem e níveis de evolução, mas sempre estimulando o desenvolvimento das competências para fazer esporte com alegria e qualidade.  Construir o conhecimento sobre o esporte de maneira que todos aprendam a jogá-lo ou praticá-lo com competência técnica e tática e possam, usufruir, refletir, criticar, reconstruir e criar práticas esportivas.

Ensinar o esporte de forma que os alunos se apropriem de conhecimentos além das práticas corporais, abordando o esporte e seus aspectos nas áreas de saúde, cultura, cidadania, protagonismo e comunidade, ou seja, ensinar esporte para a educação integral e, consequente, formação de cidadãos.

Assim, deve-se ensinar bem esporte a todos, como direito à formação cidadã!

PRINCÍPIOS PEDAGÓGICOS

Para alcançar os objetivos do esporte educacional, atender aos marcos legais esportivos e educacionais e, ainda, em consideração à realidade brasileira, no que se refere à prática esportiva nas diferentes regiões e comunidades, sugere-se alguns princípios pedagógicos para o ensino e prática do esporte na dimensão educacional.

Para o esporte tornar-se fator de emancipação individual e consequentemente coletiva, alguns princípios devem ser valorizados:

Este princípio consiste em criar condições e oportunidades para a participação de todas as crianças e jovens no aprendizado do esporte, com adequações e adaptações de estruturas, materiais e regras, para que todos e todas desenvolvam as habilidades e competências que possibilitem compreender, transformar, reconstruir e usufruir as diferentes práticas esportivas.

Este princípio define-se pela participação ativa de todos os envolvidos na estruturação do processo de ensino e aprendizagem do esporte. Sendo assim, é imprescindível que alunos, professores e comunidade sejam corresponsáveis e cogestores das aulas, atividade e eventos e do planejamento, execução, avaliação e continuidade dos programas e projetos.

Este princípio consiste em perceber, reconhecer e valorizar as diferenças entre as pessoas no que se refere à etnia, cor, religião, gênero, biótipo e níveis de habilidades. Entendendo a diversidade como uma oportunidade de aprender com as diferenças, é importante diversificar as metodologias de ensino, favorecendo a convivência e a aprendizagem compartilhada.

Este princípio define-se pela compreensão do esporte como possibilidade de aprendizagem e desenvolvimento cognitivo, psicomotor e socioafetivo. As ações pedagógicas devem abordar os conteúdos em dimensões conceitual, atitudinal e procedimental.

Este princípio consiste no entendimento e na transformação do esporte como meio para uma educação emancipatória que se baseia no conhecimento, no esclarecimento e na autorreflexão crítica para superar o modelo de esporte, atualmente difundido, em que prevalece a exclusão, a violência, o sexismo, o elitismo e a influência e imposição de modelos pela mídia. Portanto, a autonomia constitui-se na capacidade dos atores sociais em analisar, avaliar, decidir, promover e organizar a sua participação e de outros nas diversas práticas esportivas.