Saiba mais como o Instituto Esporte e Educação promove a educação, o desenvolvimento humano e a transformação social por meio do esporte.
O Instituto Esporte e Educação foi criado em março de 2001, fundado por Ana Moser. Nove meses depois, em dezembro, começam as atividades do primeiro núcleo esportivo do IEE, com atendimento direto à crianças e adolescentes, com a missão de contribuir com a formação de cidadãos críticos, participativos e transformadores de suas realidades por meio da Educação Física e do Esporte, favorecendo o desenvolvimento de comunidades de baixa renda.
Este princípio consiste em criar condições e oportunidades para a participação de todas as crianças e jovens no aprendizado do esporte, com adequações e adaptações de estruturas, materiais e regras, para que todos e todas desenvolvam as habilidades e competências que possibilitem compreender, transformar, reconstruir e usufruir as diferentes práticas esportivas.
Este princípio define-se pela participação ativa de todos os envolvidos na estruturação do processo de ensino e aprendizagem do esporte. Sendo assim, é imprescindível que alunos, professores e comunidade sejam corresponsáveis e cogestores das aulas, atividade e eventos e do planejamento, execução, avaliação e continuidade dos programas e projetos.
Este princípio consiste em perceber, reconhecer e valorizar as diferenças entre as pessoas no que se refere à etnia, cor, religião, gênero, biótipo e níveis de habilidades. Entendendo a diversidade como uma oportunidade de aprender com as diferenças, é importante diversificar as metodologias de ensino, favorecendo a convivência e a aprendizagem compartilhada.
Este princípio define-se pela compreensão do esporte como possibilidade de aprendizagem e desenvolvimento cognitivo, psicomotor e socioafetivo. As ações pedagógicas devem abordar os conteúdos em dimensões conceitual, atitudinal e procedimental.
Este princípio consiste no entendimento e na transformação do esporte como meio para uma educação emancipatória que se baseia no conhecimento, no esclarecimento e na autorreflexão crítica para superar o modelo de esporte, atualmente difundido, em que prevalece a exclusão, a violência, o sexismo, o elitismo e a influência e imposição de modelos pela mídia. Portanto, a autonomia constitui-se na capacidade dos atores sociais em analisar, avaliar, decidir, promover e organizar a sua participação e de outros nas diversas práticas esportivas.
Potencializar o desenvolvimento integral do ser humano, ampliando o acesso qualificado à prática de educação física e esporte, por meio de métodos educacionais e de políticas públicas em diferentes territórios
Ser referência em métodos e práticas de estruturação sistêmica de políticas públicas de esporte e atividade física e ações intersetoriais para o desenvolvimento integral do ser humano.
Busca dos melhores recursos e meios para implementar processos de planejamento, acompanhamento, avaliação e replanejamento para a melhoria dos resultados dos serviços oferecidos.
Comprometimento com a causa e valores adotados pela instituição, com seus beneficiários e parceiros, com a qualidade dos serviços, com a equipe e os processos internos.
É proceder bem, é não prejudicar o próximo. Respeitar os valores humanos universais (amor, paz, justiça, liberdade) e da instituição.
Criar ideias, caminhos, estratégias, processos e ferramentas diferentes aos habituais meios, para solucionar as demandas, provocar mudanças, buscar a sustentabilidade, mudar cenários ou atingir objetivos.
Respeitar as diversidades, com liberdade de expressão, com equilíbrio entre o coletivo e o individual, acarretando em decisões que favoreçam o bem comum do maior número de pessoas.
Valorizar o ser humano e suas realizações, a partir da ética, generosidade, respeito, solidariedade e empatia.
Busca dos melhores recursos e meios para implementar processos de planejamento, acompanhamento, avaliação e replanejamento para a melhoria dos resultados dos serviços oferecidos.
Comprometimento com a causa e valores adotados pela instituição, com seus beneficiários e parceiros, com a qualidade dos serviços, com a equipe e os processos internos.
É proceder bem, é não prejudicar o próximo. Respeitar os valores humanos universais (amor, paz, justiça, liberdade) e da instituição.
Criar ideias, caminhos, estratégias, processos e ferramentas diferentes aos habituais meios, para solucionar as demandas, provocar mudanças, buscar a sustentabilidade, mudar cenários ou atingir objetivos.
Respeitar as diversidades, com liberdade de expressão, com equilíbrio entre o coletivo e o individual, acarretando em decisões que favoreçam o bem comum do maior número de pessoas.
Valorizar o ser humano e suas realizações, a partir da ética, generosidade, respeito, solidariedade e empatia.
Em 2001 Ana Moser, atleta profissional de voleibol por 15 anos, medalhista olímpica e mundial, fundou o Instituto Esporte e Educação, com a finalidade inicial de implantar a cultura esportiva em comunidades de baixa renda, a partir da Educação Física e dos valores físicos, morais e éticos do Esporte Educacional.
Nos seus mais de 21 anos à frente da presidência do IEE, até dezembro de 2022, foi a líder que inspirou e direcionou, diariamente, a equipe de colaboradores, parceiros e a comunidade atendida a olhar firme na direção da visão atual do IEE: ser referência em métodos e práticas de estruturação sistêmica de políticas públicas de esporte e atividade física e ações intersetoriais para o desenvolvimento integral do ser humano.
A visão da instituição, aplicada na prática, inspirou o Brasil e Ana Moser assumiu a função de Ministra do Esporte. Por isso, em janeiro de 2023 afastou-se completamente das atividades que desenvolvia no Instituto.
O IEE orgulha-se da contribuição que nossa fundadora poderá prestar ao esporte do país, em especial para o desenvolvimento do Esporte Educacional.