Descrição
A avaliação no senso comum é frequentemente vista como um instrumento controlador e ameaçador, pouco valorizada como fonte essencial de informação. Marino (2003) sugere que a avaliação deve ser um espelho do projeto, refletindo conquistas e retrocessos, e incorporada como cultura entre os envolvidos na área social. A avaliação, ao promover a reflexão sobre ações e seu aperfeiçoamento, torna-se um processo contínuo de ação-reflexão-ação.
Avaliar no campo socioeducacional é um processo crítico que identifica, monitora e mede situações, processos, resultados e impactos. Ao levantar e comparar dados, a avaliação informa e propõe melhorias, medindo a eficiência no uso de recursos e a eficácia e efetividade das ações sociais. É indispensável para decisões informadas, abrangendo desde o planejamento até os resultados finais do projeto, e facilita a compreensão do contexto, a adequação de estratégias, verificação de metas, transparência e captação de recursos.
O Projeto Rede de Parceiros Multiplicadores de Esporte Educacional, patrocinado pela PETROBRAS, realizou uma Avaliação de Impacto em várias fases entre 2014 e 2017. A avaliação focou na eficácia e efetividade do projeto, medindo mudanças na qualidade de vida dos beneficiários. Envolveu todos os interessados, buscando precisão nas informações e conhecimentos gerados. Os impactos foram avaliados nas áreas de educação, cultura, saúde, políticas públicas, socioambiental e empregabilidade, com resultados apresentados por estado, oferecendo um panorama detalhado das ações e seus efeitos.