— NEWS/ Formações do IEE

Projeto Formações IEE capacita 380 profissionais de seis estados em junho

Ações do Instituto Esporte e Educação começaram nesta quinta-feira (1º) e seguem ao longo do mês, passando por Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Rio Grande do Sul, São Paulo e Santa Catarina, levando a metodologia baseada nos princípios do esporte educacional

ESCRITO EM — 05/06/2023

14:56 hs

COMPARTILHE:

Junho, 2023 – O Instituto Esporte e Educação dá sequência ao Projeto Formações IEE, com as ações programadas para este mês de junho. Serão capacitados 380 profissionais – professores, gestores, coordenadores e diretores – de seis cidades, em seis diferentes estados, com a metodologia baseada nos princípios do esporte educacional.

Cinco das seis cidades estarão dando sequência ao projeto, com a realização de um novo módulo: Barcarena (PA), Cajamar (SP), Chapecó (SC), Campo Verde (MT) e Canoas (RS). Já Arinos (MG) receberá o Formações IEE pela primeira vez.

Canoas, no Rio Grande do Sul, Chapecó, em Santa Catarina, e Campo Verde, no Mato Grosso, tiveram ações do módulo Didática, no formato em EAD, realizado na Plataforma Moodle IEE, em maio. E, agora, seguem com o módulo 3, o Pedagogia do Esporte: Canoas, com apoio de Ultragaz e Ipiranga via Lei Federal de Incentivo ao Esporte, no dia 14; Chapecó, no dia 15; e Campo Verde, com o apoio da Bayer via LFIE/Governo Federal, no dia 27.

Já Cajamar, na região metropolitana de São Paulo, desenvolverá o módulo 5, Sistema Protege, no dia 26, após realizar, em maio, o Pedagogia do Esporte.

Depois do Princípios do Esporte Educacional, Barcarena, no Pará, com apoio da UltraCargo via LFIE/Governo Federal, terá o módulo 2, Didática, no formato em EAD, realizado na Plataforma Moodle IEE, desde a quinta-feira (1º) e até 31 de julho, com webinar no próximo dia 14.

Também na quinta-feira passada, Arinos, em Minas Gerais, iniciou o Formações IEE com o módulo 1, Princípios do Esporte Educacional, com apoio da CTG via Lei de Incentivo ao Esporte / Ministério do Esporte / Governo Federal.

“Um modelo de formação permanente, que chega a diferentes municípios, comprometido com a realidade das escolas e a aprendizagem das crianças e jovens. Ações que aproximam o IEE das redes municipais de ensino, integrando a teoria e a prática com o Formações, proporcionando um aprendizado diferenciado nas cidades que recebem o projeto”, destaca Adriano Rossetto, coordenador pedagógico do IEE.

A metodologia do IEE tem sido desenvolvida e aplicada pelo Instituto ao longo de seus 22 anos de atuação. O foco é o esporte educacional, que segue os princípios da inclusão e do respeito às diferenças, com a capacitação de professores e a aplicação do método por esses profissionais de educação formados pelo IEE.

Os módulos  – O módulo Princípios do Esporte Educacional é apresentado por meio de jogos e práticas corporais, com reflexões sobre inclusão, diversidade, construção coletiva, educação integral e autonomia nas práticas pedagógicas da educação física.

O EaD tem estudos e discussões acerca do conteúdo de didática, por meio de vídeos de práticas de jogos da cultura popular, realizando reflexão sobre as maneiras das crianças aprenderem e as diversas possibilidades de como ensinar que o professor pode desenvolver nas aulas de educação física.

A ação Pedagogia do Esporte é praticada e vivenciada por meio de jogos da cultura popular, atendendo aos critérios do “bom jogo”: imprevisibilidade, desafios e sucessos, novas aprendizagens, gerenciamento pelo jogadores e participação ativa.

No Sistema Protege é realizado o seminário de boas práticas pedagógicas, com apresentação de jogos e estratégias desenvolvidas pelos professores em suas aulas, a partir dos conteúdos estudados e vivenciados nas formações. As vivências dos jogos fomentarão a discussão da metodologia de esporte educacional.

Sobre o Instituto Esporte e Educação – Criado em 2001 pela medalhista olímpica Ana Moser, o Instituto Esporte e Educação (IEE) já atendeu a 7,4 milhões de crianças e jovens e capacitou mais de 61 mil professores e educadores em todo o Brasil. Sua metodologia está presente em 1.437 municípios brasileiros, com 9.964 núcleos e escolas atendidos.

A metodologia do IEE é baseada nos princípios do esporte educacional: inclusão de todos, construção coletiva, respeito à diversidade, educação integral, rumo à autonomia. Além das esportivas, as atividades realizadas são nas esferas da cultura, saúde, cidadania, protagonismo juvenil e ação comunitária.

O Instituto Esporte Educação conta com os seguintes parceiros: Itaú, Mastercard, VALE, Grupo CCR, Instituto CCR, Banco BV, Instituto Votorantim, Bayer, Achè, Novelis, Bank Of America, Mercado Livre, Grupo ULTRA, Verde Asset Management, CTG Brasil, Daiichi, Comgas, Westrock, Zurich, Pfizer, Polimix, DEXCO, Cogna, Liberty Seguros, Simpress, TRW, DOW, IAG PHARMA e KLEY HERTZ, Bermad, WALLERSTEIN, TrackAndField, AXA, APPMAX e Escola Mobile via Lei de Incentivo ao Esporte / Ministério do Esporte / Governo Federal, ROCHE e Bloomberg e NIKE.

Saiba mais sobre o IEE: 
Site: www.esporteeducacao.org.br/
Facebook: https://www.facebook.com/esporteeducacao/
Instagram : https://www.instagram.com/instituto.esporteeducacao/

ZDL
Doro Jr. – MTb 13209 – 
dorojr@zdl.com.br – 11 984579723
Deborah Mamone – MTb 15148  – 
deborah@zdl.com.br – 11 991628967

Site: 
www.zdl.com.br
Facebook: www.facebook.com/ZDLSports
Instagram: www.instagram.com/zdlsport
Twitter: www.twitter.com/ZDLcomunica

NEWS

ACONTECE NOS PROJETOS