— NEWS/ Caravana do Esporte

Caravana do Esporte, do IEE, realiza ações em Pocinhos, interior da Paraíba, a partir desta terça-feira (30)

Projeto do Instituto Esporte e Educação movimentará a cidade até a quinta-feira (1º/6), com foco na educação e na inclusão por meio do esporte, na arena montada no Estádio Municipal Galdinão. Atleta olímpico do vôlei de praia, o paraibano Álvaro Filho, é o convidado da etapa

ESCRITO EM — 30/05/2023

06:00 hs

COMPARTILHE:

Maio, 2023 – A Caravana do Esporte, do Instituto Esporte e Educação (IEE), estará na cidade de Pocinhos, interior da Paraíba, entre esta terça-feira (30) e quinta-feira (1º/6), com atividades de esporte educacional para estudantes e professores da rede municipal de ensino. Serão três dias de brincadeiras e jogos esportivos, em oito miniestações esportivas, na arena exclusiva montada no Estádio Municipal Galdinão, na segunda etapa do projeto em 2023, contando com o apoio da Prefeitura de Pocinhos.

São esperadas 1.400 crianças do ensino fundamental, além de 50 professores e gestores municipais que farão o curso de formação Pedagogia do Esporte Educacional, com a metodologia desenvolvida pelo IEE, baseada nos princípios do esporte educacional.

Realizada pelo Instituto Esporte e Educação, em parceria com o UNICEF, a Caravana leva gratuitamente a municípios do interior do Brasil metodologias que visam qualificar a prática esportiva nas escolas públicas, por meio da formação de professores. A Caravana do Esporte tem patrocínio das empresas MASTERCARD e VALE por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, Ministério do Esporte – Governo Federal.

“Três dias de muitas atividades em Pocinhos, nesta segunda etapa do ano. A Caravana reforça os laços de cooperação voltados para uma educação inclusiva, com esporte para todas as crianças e jovens”, afirma Alexandre Arena, coordenador pedagógico do IEE.

O paraibano Álvaro Filho, do vôlei, estará em Pocinhos – Atletas convidados pelo projeto participam voluntariamente das atividades promovidas pela Caravana do Esporte com as crianças e compartilham suas experiências, como forma de valorizar o esporte na educação.

O atleta olímpico do vôlei de praia, Álvaro Filho, é o convidado na ação do projeto em Pocinhos. Ele foi uma das estrelas dos Jogos Olímpicos de Tóquio e já se prepara para Paris/2024.  Álvaro é paraibano e treina no CT Cangaço, na capital João Pessoa.

“Sempre tive vontade de realizar esse trabalho na Paraíba, de falar do esporte para as crianças, porque o esporte é fundamental, mas a cultura da prática esportiva precisa evoluir muito no País”, afirma Álvaro, que visitará a arena na quarta-feira (31).

Programação da Caravana em Pocinhos
30/05 – 9h – Cerimônia de abertura na Arena da Caravana do Esporte. Local: Estádio Municipal Galdinão (rua Cônego João Coutinho, Pocinhos).
30/05 a 1º/06 – 8h às 17h – Arena: esporte para estudantes das escolas municipais.
30/05 a 1º/06 – 8h às 17h – Curso de formação para profissionais da Secretaria Municipal da Educação: Pedagogia do Esporte Educacional.
30/05 a 1º/06 – Diálogos sobre autismo e inclusão – Público alvo: educadores, pais, especialistas e gestores. Horários: dia 30 – 14h às 17h, dia 31 – 8h às 11h e dia 1º – 8h às 11h.
1º/06 – 16h30 – Encerramento das formações presenciais – Local: salas das formações.

Sobre a Caravana do Esporte – A Caravana do Esporte é um projeto de educação que viaja o Brasil e leva aos municípios as metodologias da Pedagogia do Esporte Educacional para capacitação de educadores e gestores públicos. Desde 2005, foram mais de 160 municípios atendidos, com participação voluntária de atletas convidados. A partir de 2020, os projetos implantaram uma plataforma para formação de professores em formato EaD.

O Projeto Caravana é uma parceria entre UNICEF, Instituto Esporte & Educação e Instituto Mpumalanga, em prol de uma escola com mais esporte e arte. A Caravana do Esporte tem patrocínio das empresas MASTERCARD e VALE por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, Ministério do Esporte – Governo Federal.

Sobre o Instituto Esporte e Educação – Criado em 2001 pela medalhista olímpica Ana Moser, o Instituto Esporte e Educação (IEE) já atendeu a 7,4 milhões de crianças e jovens e capacitou mais de 61 mil professores e educadores em todo o Brasil. Sua metodologia está presente em 1.437 municípios brasileiros, com 9.964 núcleos e escolas atendidos.

A metodologia do IEE é baseada nos princípios do esporte educacional: inclusão de todos, construção coletiva, respeito à diversidade, educação integral, rumo à autonomia. Além das esportivas, as atividades realizadas são nas esferas da cultura, saúde, cidadania, protagonismo juvenil e ação comunitária.

Dentre os parceiros do IEE estão Itaú, Mastercard, VALE, Grupo CCR, Instituto CCR, Banco BV, Instituto Votorantim, Bayer, Achè, Novelis, Bank Of America, Mercado Livre, Grupo ULTRA, Verde Asset Management, CTG Brasil, Daiichi, Comgas, Westrock, Zurich, Pfizer, Polimix, DEXCO, Cogna, Liberty, Simpress, TRW, DOW, IAG PHARMA e KLEY HERTZ, Bermad, WALLERSTEIN, TrackAndField, AXA, APPMAX e Escola Mobile via Lei de Incentivo ao Esporte / Ministério do Esporte / Governo Federal, e ROCHE, Bloomberg e Nike.

Saiba mais sobre o IEE: 
Site: www.esporteeducacao.org.br/
Facebook: https://www.facebook.com/esporteeducacao/
Instagram : https://www.instagram.com/instituto.esporteeducacao/

ZDL
Doro Jr. – MTb 13209 – 
dorojr@zdl.com.br – 11 984579723
Deborah Mamone – MTb 15148  – 
deborah@zdl.com.br – 11 991628967

Site: 
www.zdl.com.br
Facebook: www.facebook.com/ZDLSports
Instagram: www.instagram.com/zdlsport
Twitter: www.twitter.com/ZDLcomunica

NEWS

ACONTECE NOS PROJETOS