Março, 2026 – Com o tema “IEE 25 Anos – Bem-vindo ao Futuro”, o Instituto Esporte e Educação (IEE) realizou a etapa final do Circuito de Voleibol 2025/2026, reunindo cerca de 144 jovens vindos de 12 núcleos do Projeto Rede de Núcleos do IEE. O evento, no sábado (14), no Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa (COTP), em São Paulo (SP), deu continuidade às comemorações de 25 anos do Instituto, iniciadas no Seminário IEE 25 anos, em janeiro.
A programação do evento incluiu o Festival de Voleibol, com jogos de equipes mistas coloridas, o “Game IEE 25 Anos” (circuito de atividades externas) e a criação de um grande mosaico humano com a frase comemorativa dos 25 anos do IEE. Comemorar os 25 anos do IEE com um olhar para o futuro, celebrando conquistas passadas e inspirando novas gerações.
Participaram núcleos de São Paulo (Capital e Grande SP) – Campos Salles, Capistrano de Abreu, Carapicuíba, Casa Blanca, Embu, Feitiço da Vila, Francisco Meirelles, Itaim Paulista, Jaguaré e São Luís -, do litoral paulista – São Sebastião – e do Rio de Janeiro.
O circuito é uma atividade central do Sistema de Formação para Jovens do IEE, fundamentada na metodologia do Esporte Educacional. Mais do que uma competição, a iniciativa busca promover o protagonismo juvenil, envolvendo os participantes ativamente no planejamento, realização e avaliação das atividades esportivas.
O evento estimula a prática esportiva por meio de jogos e atividades, ampliando o universo cultural dos estudantes, promovendo a convivência e interação em um ambiente de respeito e diversidade. com muita participação, aprendizado e espírito de equipe.
A proposta pedagógica está alinhada à Educação Integral e aos pilares da educação: aprender a ser, a fazer e a conviver. Esses princípios, aplicados ao contexto esportivo, favorecem a formação integral dos jovens, estimulando valores humanos, cidadania e a capacidade de enfrentar desafios tanto no esporte quanto na vida cotidiana.
Medalhas de tampinhas de garrafa PET – Um dos destaques desta edição foi a integração entre esporte e consciência ambiental. Os estudantes participaram da coleta de aproximadamente 6.000 tampinhas de garrafa PET (média de 50 por aluno), que foram transformadas em medalhas de premiação, por meio da bike do Instituto Soul do Plástico, presente no evento.
“O objetivo é estimular a prática esportiva e a convivência em um ambiente de respeito e diversidade, valorizando as iniciativas dos jovens e inspirando as novas gerações”, destacou Celiane de Oliveira, coordenadora pedagógica do IEE.
O Projeto Rede de Núcleos – Estruturado a partir de parcerias locais e institucionais, o Rede de Núcleos é considerado referência na comunidade ao redor. Em 2025, o Projeto atendeu a 7.825 crianças e jovens em núcleos na Capital Paulista, na região metropolitana de São Paulo (Osasco, Carapicuíba, Cajamar e Embu) e no Interior e litoral do Estado (Pindamonhangaba e São Sebastião), Rio de Janeiro e Pernambuco. Os alunos têm programação semanal de atividades esportivas, festivais e competições, projetos culturais e comunitários, levando os conteúdos desenvolvidos, aproximando os núcleos e os professores das comunidades atendidas, promovendo a prática esportiva, com muito movimento, união, educação e alegria.
O Projeto Rede de Núcleos conta com os seguintes parceiros: Mercado Livre, BTG Pactual, SHELL Brasil, Novelis, Bank Of America, MOTIVA por meio do Instituto MOTIVA, Carrefour, KINEA, Aché, Polimix, Grupo SIMPAR, WTWCO, WALLERSTEIN, Santil, TrackAndField, COVESTRO, via Lei de Incentivo ao Esporte / Ministério do Esporte / Governo Federal, e BARUEL.
Sobre o Instituto Esporte e Educação – Criado em 2001 pela medalhista olímpica Ana Moser, o Instituto Esporte e Educação (IEE) já atendeu a 8,1 milhões de crianças e jovens e capacitou mais de 68 mil professores e educadores em todo o Brasil. Sua metodologia já chegou em 28,6% dos municípios brasileiros (1.594).
A metodologia do IEE é baseada nos princípios do esporte educacional: inclusão de todos, construção coletiva, respeito à diversidade, educação integral, rumo à autonomia. Além das esportivas, as atividades realizadas são nas esferas da cultura, saúde, cidadania, protagonismo juvenil e ação comunitária.
Saiba mais sobre o IEE:
Site: www.esporteeducacao.org.br/
Facebook: https://www.facebook.com/esporteeducacao/
Instagram : https://www.instagram.com/instituto.esporteeducacao/
Linkedin : https://www.linkedin.com/company/institutoesporteeeducacao/
ZDL
Doro Jr. – MTb 13209 – dorojr@zdl.com.br – 11 984579723
Deborah Mamone – MTb 15148 – deborah@zdl.com.br – 11 991628967
Site: www.zdl.com.br
Facebook: www.facebook.com/ZDLSports
Instagram: www.instagram.com/zdlsports