— NEWS/ IEE

Instituto Esporte e Educação reúne 3.900 participantes de 17 núcleos no 29º Dia do Desafio

São crianças, jovens, mães de alunos e integrantes das comunidades do Projeto Rede de Núcleos, do IEE, nos estados de São Paulo, Rio e Pernambuco, presentes na campanha mundial de incentivo à prática de esportes e atividades físicas, marcada para esta quarta-feira (31)

ESCRITO EM — 30/05/2023

13:49 hs

COMPARTILHE:

Maio, 2023 – O Projeto Rede de Núcleos, do Instituto Esporte e Educação (IEE), estará participando do Dia do Desafio 2023. A campanha mundial de incentivo à prática de esportes e atividades físicas, realizada por instituições públicas e privadas em diversos países da América Latina, chega a sua 29ª edição nesta quarta-feira (31). Dezessete núcleos programaram diferentes ações ao longo do dia, que reunirão 3.900 pessoas, entre crianças, jovens, mães de alunos e integrantes das comunidades do Rede de Núcleos. O tema definido para este ano é: “Muito mais que um dia”.

O Dia do Desafio vem de encontro ao que o Projeto Rede de Núcleos promove ao longo do ano nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Pernambuco, levando a prática de esporte e atividade física, assim como ações socioeducativas, a diferentes comunidades do Brasil. 

Além de realizar ações nos núcleos, o Instituto Esporte e Educação também apoiará o Projeto Casulo, vizinho da sua sede, nas atividades esportivas no Dia do Desafio, para as turmas da manhã e tarde, atendidas no bairro Real Parque, na capital paulista. 

Ao final do dia, o IEE registrará no site do Dia do Desafio os números de atendimentos, com o objetivo de apoiar a campanha mundial e somar esforços para conscientização da prática regular de atividade física.

“O IEE estará novamente no Dia do Desafio, oportunidade de conscientizar ainda mais sobre a importância da prática de atividade física. Nossos núcleos prepararam diferentes ações para a campanha, mobilizando alunos, professores, familiares e comunidades ao longo do dia 31”, afirma Celiane Oliveira, coordenadora do IEE.

Coordenação do Sesc SP – O Dia do Desafio, criado nos anos 1980, no Canadá, é uma iniciativa global da TAFISA (The Association For International Sport for All), que no Continente Americano é coordenada pelo Sesc SP e conta com apoio institucional da ISCA (International Sport and Culture Association) e da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).

É um movimento comunitário que envolve poderes públicos, instituições privadas e cidadãos, trabalhando em parceria para mobilizar o maior percentual de participantes em relação ao seu total de habitantes.

A proposta da campanha é fazer com que a população possa se engajar e buscar participações qualificadas em projetos e políticas públicas relacionados à atividade física durante todo o ano, a fim de auxiliar na criação de ações para a campanha e além dela, com legados positivos para a adoção de uma vida mais saudável.

As atividades de cada núcleo no Dia do Desafio:
– Núcleo Cabo De Santo Agostinho (PE) – “Jogando com minha mãe”: o núcleo convidou as mães dos alunos para participarem com jogos e brincadeiras. 
– Núcleo São Luís (SP) – Promoverá estações com ações em todas as oito turmas, incentivando a busca por novas práticas de atividade física e qualidade de vida.
– Núcleo Ponte Dos Carvalhos (PE) – “
Movimento é vida”. Incentivo à prática de atividade física, com alongamentos e ginástica aeróbica.
– Núcleo Feitiço da Vila (SP) – 
Atividades esportivas que estimulem habilidade de saltar (Relógio e circuito de saltos) com o público da EMEI. Para os jovens, atividades que estimulem o ataque e bloqueio com as turmas de voleibol.
– Núcleo Heliópolis, Campos Salles, Francisco Meirelles e Princesa Isabel (SP) 
– Ações esportivas para conscientizar crianças, jovens e comunidade sobre a importância da prática regular de atividade física.
– 
Núcleo Capistrano de Abreu (SP) – Conscientizar sobre a prática de atividade física para o combate ao sedentarismo.
– Núcleo Deodoro (RJ) – 
Ações esportivas com conscientização sobre a importância da prática regular de atividade física  (alunos da Escola M. Juracy e na Vila Olímpica de Deodoro).
– Núcleo Jacarepaguá (RJ) – 
Ações esportivas com conscientização sobre a importância da prática regular de atividade física (alunos da Escola M. Renato Leite e com os alunos da Comunidade).
– Núcleo Padre Miguel (RJ) – 
Ações esportivas com conscientização sobre a importância da prática regular de atividade física (alunos do CIEP Poeta Cruz e Sousa e na Vila Olímpica de Padre Miguel).
– Núcleo Cajamar (SP) – 
Serão realizados exercícios funcionais na quadra da escola, onde participarão alunos, professores e funcionários da escola. 
– Núcleo São Sebastião(SP) – 
Em parceria com a escola municipal realizará uma aula de ritmos com alunos e funcionários, com a intenção de incentivar a prática regular da atividade física com a dança.
– Núcleo Carapicuíba(SP) – Desafio do Circuito de Habilidades Motoras, onde as turmas terão que se desafiar diante de suas dificuldades, buscando superar seus limites e realizar as atividades propostas.
– Núcleo Embu Das Artes (SP) – 
Será organizado um minitorneio de vôlei, com equipes compostas por quarto integrantes, de gêneros mistos, com redes e quadras adaptadas às necessidades.
– Núcleo Jaguaré (SP) – 
Conscientizar os alunos e professores sobre a prática regular da atividade física. Promover a interação dos alunos e professores das turmas de futsal e monitores do núcleo.

O Projeto Rede de Núcleos – Estruturado a partir de parcerias locais e institucionais, o Rede de Núcleos é considerado referência na comunidade ao redor. Com o Projeto, o IEE atende a crianças e jovens em 27 núcleos na Capital Paulista, na região metropolitana de São Paulo (Osasco, Carapicuíba, Cajamar e Embu) e no Interior do Estado (Pindamonhangaba e São Sebastião), Rio de Janeiro e Pernambuco. Os alunos têm programação semanal de atividades esportivas, festivais e competições, projetos culturais e comunitários, levando os conteúdos desenvolvidos, aproximando os núcleos e os professores das comunidades atendidas, promovendo a prática esportiva, com muito movimento, união, educação e alegria.

O Projeto Rede de Núcleos conta com os seguintes Parceiros: Mastercard, Grupo CCR, Instituto CCR, Banco BV, Instituto Votorantim, Achè, Novelis, Bank Of America, Mercado Livre, Verde Asset Management, Daiichi, Comgas, Grupo ULTRA / ULTRACARGO, Zurich, Pfizer, Polimix, DEXCO, Cogna, Liberty Seguros, Simpress, TRW, Bermad, WALLERSTEIN, TrackAndField, AXA, APPMAX e Escola Mobile, via Lei de Incentivo ao Esporte / Ministério do Esporte / Governo Federal, e a ROCHE.

Sobre o Instituto Esporte e Educação – Criado em 2001 pela medalhista olímpica Ana Moser, o Instituto Esporte e Educação (IEE) já atendeu a 7,4 milhões de crianças e jovens e capacitou mais de 61 mil professores e educadores em todo o Brasil. Sua metodologia está presente em 1.437 municípios brasileiros, com 9.964 núcleos e escolas atendidos.

A metodologia do IEE é baseada nos princípios do esporte educacional: inclusão de todos, construção coletiva, respeito à diversidade, educação integral, rumo à autonomia. Além das esportivas, as atividades realizadas são nas esferas da cultura, saúde, cidadania, protagonismo juvenil e ação comunitária.

Saiba mais sobre o IEE: 
Site: www.esporteeducacao.org.br/
Facebook: https://www.facebook.com/esporteeducacao/
Instagram : https://www.instagram.com/instituto.esporteeducacao/

ZDL
Doro Jr. – MTb 13209 – 
dorojr@zdl.com.br – 11 984579723
Deborah Mamone – MTb 15148  – 
deborah@zdl.com.br – 11 991628967

Site: 
www.zdl.com.br
Facebook: www.facebook.com/ZDLSports
Instagram: www.instagram.com/zdlsport
Twitter: www.twitter.com/ZDLcomunica

NEWS

ACONTECE NOS PROJETOS