— NEWS/ Caravana do Esporte

Ministra Ana Moser visita Caravanas do Esporte e das Artes, em Cubatão (SP)

Recebida com muita festa pelas crianças, acompanhou nesta sexta-feira (5) as ações dos projetos, realizadas pelo Instituto Esporte e Educação e pelo Instituto Mpumalanga, durante três dias, no litoral paulista

ESCRITO EM — 05/05/2023

14:05 hs

COMPARTILHE:

Maio, 2023 – A etapa de Cubatão da Caravana do Esporte e da Caravana das Artes terminou nesta sexta-feira (5) no litoral paulista. E o último dia dos projetos contou com a presença de Ana Moser. A Ministra do Esporte visitou as ações esportivas e educacionais desenvolvidas na arena especialmente montada no Centro Educacional e Poliesportivo Prof. Roberto Dicke e foi recebida com muita festa pelas crianças participantes. Realizadas pelo Instituto Esporte e Educação (IEE) e pelo Instituto Mpumalanga, em parceria com o UNICEF, as Caravanas contam com atividades para estudantes e professores das escolas municipais.

“Os projetos voltados para crianças e jovens são um dos principais objetivos do Ministério. E estamos buscando conhecer e integrar dentro desse movimento as ações que são realizadas no Brasil. Temos muito esporte no País, só que totalmente insuficiente e não articulado. Iniciativas como estas têm de ser conhecidas e articuladas. Essa é uma experiência muito rica e que precisa ser ampliada para o Brasil inteiro. A política nacional reconhecer essas iniciativas é o propósito de ter vindo aqui, trazer todos para conhecer em campo essas ações”, afirmou a Ministra Ana Moser.

Acompanhada da equipe do Ministério, Ana Moser destacou a importância da mobilização de todos. “Aqui temos uma ONG de esporte e uma ONG de cultura, fazendo esporte e artes educacionais. Um projeto realizado via Lei de Incentivo. Patrocínio de empresas, com isenção de Imposto de Renda, iniciativa do Governo Federal, trabalhando em parceria com a Prefeitura de Cubatão. É o que precisa acontecer. Campos como este no Brasil inteiro, cheios de crianças fazendo esporte. E aqui não só as crianças, mas a gestão, envolvendo a Secretaria de Educação, a Secretaria de Esportes, toda a mobilização. O esporte estar mais presente no dia a dia das pessoas vai ajudar, também, a inserção cidadã dos atletas”.

Cubatão deu início à temporada 2023 das Caravanas. Participaram 1.800 crianças do ensino fundamental. Ao mesmo tempo, 100 professores e gestores municipais fizeram o curso de formação “Pedagogia do Esporte Educacional”, com a metodologia desenvolvida pelo IEE, baseada nos princípios do esporte educacional, e de formação “Metodologia Viva com Arte”.

Foram três dias de brincadeiras e jogos, desde a quarta-feira (3), em oito miniestações esportivas e duas tendas de teatro e música. Atletas convidados acompanham voluntariamente as ações. Em Cubatão, esteve presente a auxiliar-técnica da Seleção Brasileira Feminina de Futebol Sub-20, Bia Vaz, que participou da Caravana do Esporte pela segunda vez, interagindo com as crianças.

Há, também, uma tenda com o projeto voltado para a inclusão de crianças neuroatípicas, iniciado há um ano nas Caravanas, com seminários e palestras nas etapas, entre outras ações. Nesta sexta-feira, foi feita uma apresentação para a Ministra Ana Moser, com a presença do mascote “Ice Dog”. 

O Projeto Caravana é uma parceria entre UNICEF, Instituto Esporte e Educação e Instituto Mpumalanga, em prol de uma escola com mais esporte e arte. A Caravana do Esporte tem patrocínio das empresas MASTERCARD e VALE por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, Ministério do Esporte – Governo Federal. A Caravana das Artes tem patrocínio das empresas OTIS, EDP, VALE e ULTRA por meio da Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura – Governo Federal.

Sobre o Instituto Esporte e Educação – Criado em 2001 pela medalhista olímpica Ana Moser, o Instituto Esporte e Educação (IEE) já atendeu a 7,4 milhões de crianças e jovens e capacitou mais de 61 mil professores e educadores em todo o Brasil. Sua metodologia está presente em 1.437 municípios brasileiros, com 9.964 núcleos e escolas atendidos.

A metodologia do IEE é baseada nos princípios do esporte educacional: inclusão de todos, construção coletiva, respeito à diversidade, educação integral, rumo à autonomia. Além das esportivas, as atividades realizadas são nas esferas da cultura, saúde, cidadania, protagonismo juvenil e ação comunitária.

O Instituto Esporte e Educação conta com os seguintes parceiros: Itaú, Mastercard, VALE, Grupo CCR, Instituto CCR, Banco BV, Instituto Votorantim, Bayer, Achè, Novelis, Bank Of America, Mercado Livre, Grupo ULTRA, Verde Asset Management, CTG Brasil, Daiichi, Comgas, Westrock, Zurich, Pfizer, Polimix, DEXCO, Cogna, Liberty Seguros, Simpress, TRW, DOW, IAG PHARMA e KLEY HERTZ, Bermad, WALLERSTEIN, TrackAndField, AXA, APPMAX e Escola Mobile via Lei de Incentivo ao Esporte / Ministério do Esporte / Governo Federal, ROCHE, Bloomberg e NIKE.

Saiba mais sobre o IEE: 
Site: www.esporteeducacao.org.br/
Facebook: https://www.facebook.com/esporteeducacao/
Instagram : https://www.instagram.com/instituto.esporteeducacao/

ZDL
Doro Jr. – MTb 13209 – 
dorojr@zdl.com.br – 11 984579723
Deborah Mamone – MTb 15148  – 
deborah@zdl.com.br – 11 991628967

Site: 
www.zdl.com.br
Facebook: www.facebook.com/ZDLSports
Instagram: www.instagram.com/zdlsport
Twitter: www.twitter.com/ZDLcomunica 

NEWS

ACONTECE NOS PROJETOS