PROJETOS

NÚCLEO DE ESPORTE & ARTES

O Projeto Núcleos Lábrea representa a consolidação e a ampliação da parceria iniciada em 2015 entre o IEE, o Instituto Mpumalanga e a Prefeitura de Lábrea, por meio da Secretaria Municipal de Educação para a realização da primeira ação da Caravana do Esporte e Caravana das Artes no município.

Desde então, centenas de educadores e educadoras da rede municipal de educação de Lábrea tiveram a oportunidade de participar de cursos de capacitação em esporte educacional, inclusive educadores que atuam em diversas escolas situadas em comunidades indígenas. Esse vínculo e a troca de experiências permitiu ao IEE ampliar seu entendimento e construir coletivamente práticas pedagógicas de esporte educacional, jogos e brincadeiras, e que respeitam e potencializam as práticas dos povos originários.

A partir dessa relação construída desde 2015, o IEE, o Instituto Mpumalanga e Secretaria de Educação de Lábrea ampliaram as possibilidades de atendimento direto de crianças e adolescentes, com a implantação de aulas de esporte educacional e artes para 500 crianças participantes do programa de aceleração da aprendizagem, chamado Escola Criativa.

Com a contratação pelo IEE de profissionais de educação física e de arte, crianças e adolescentes das Escolas Municipais Francisca Mendes e Maria do Socorro Brito tiveram aulas de esporte educacional e arte pelo menos três vezes por semana, além das aulas de aceleração da aprendizagem de português e matemática.

Em 2023, realizamos uma avaliação qualitativa de impacto das aulas de esporte e arte na aprendizagem dos participantes e os resultados foram significativos. Além, é claro, do aumento relevante da adesão das crianças e jovens ao programa a partir das aulas de esporte e arte.

Já nas três escolas de comunidades indígenas parceiras do Núcleo – Comunidade Indígena de Santa Rita, Ilha Verde e Novo Paraiso -, os educadores e educadoras locais deram continuidade ao atendimento das crianças e jovens com atividades esportivas e artísticas, utilizando materiais doados pelo programa. Todas as ações nas comunidades indígenas sempre foram acompanhas e realizadas em parceria com a FUNAI – Fundação Nacional do Índio, por meio da Coordenação Regional do Médio Purus – Lábrea e pela FOCIMP – Federação das Comunidades Indígenas do Médio Purus.

Em 2024, o IEE, como forma de ampliar os atendimentos e consolidar a parceria, aprovou na Lei de Incentivo ao Esporte o projeto Núcleos Lábrea, ampliando o atendimento regular para mais  de 800 crianças e adolescentes em atividades de esporte educacional, jogos, brincadeiras e práticas da cultura corporal de movimento dos povos indígenas.

Na zona urbana as escolas Francisca Mendes, Socorro Brito e Turma da Mônica recebem as ações do projeto e as escolas e espaços comunitários das comunidades indígenas da Santa Rita, Vila Nova, Novo Paraiso e Boa Vista são as sedes dos atendimentos dos povos indígenas.

São 10 educadores e educadores locais atuando na organização, planejamento e aplicação das atividades para as mais de 800 crianças e adolescentes. E desses, 4 educadores são indígenas dos povos, Apurinã, Paumari e Jarawara.

PRINCIPAIS ESTRATÉGIAS:

FOTOS DO PROJETO