O trabalho social esportivo refere-se à utilização do esporte como uma ferramenta para a promoção do desenvolvimento social, educacional e comunitário. Por meio dele, aproveitam-se valores e benefícios do esporte, como o trabalho em equipe, a disciplina, o respeito e a inclusão, para alcançar metas sociais mais amplas. Alinhado às demandas contemporâneas, desde 2001, o IEE vem desenvolvendo projetos voltados ao trabalho social esportivo, preocupando-se com o impacto de suas ações no Brasil e no mundo. Assim, reafirmando seu compromisso social, o IEE adere à Agenda 2030, incorporando às suas ações alguns objetivos comuns pactuados com a ONU e uma série de parceiros no Brasil e em nível mundial.
A Agenda 2030 é um plano de ação voltado à proteção do meio ambiente e do clima, com objetivo de acabar com a pobreza e garantir paz e prosperidade em todos lugares e para todas as pessoas. Compreendido a partir dos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), a Agenda 2030 estrutura um conjunto de 17 metas estabelecidas pela Organização das Nações Unidas (ONU) a serem alcançadas até 2030. Os ODS abrangem diversas áreas e segmentos sociais, correlacionando-as e as implicando em tarefas complexas como a erradicação da pobreza, a educação de qualidade, a igualdade de gênero, a saúde e o bem-estar, entre outras.
De acordo com a ONU, “o esporte também é um importante facilitador do desenvolvimento sustentável”, visto que ele contribui “para a realização do desenvolvimento e da paz”, voltando-se à “promoção da tolerância e respeito” e ao “empoderamento das mulheres e dos jovens, dos indivíduos e das comunidades”, “bem como aos objetivos de saúde, educação e inclusão social” (ONU, 2015).
Percebe-se, portanto, que o trabalho social esportivo tem uma relação intrínseca com os ODS, podendo impactar significativamente a Agenda 2030 e corroborando para a realização de várias metas estabelecidas. A seguir, alguns dos ODS serão associados ao trabalho social esportivo, atestando como ambos se relacionam organicamente:
ODS 1 – Erradicação da pobreza: o acesso ao esporte pode ser utilizado como uma forma de inclusão social, proporcionando oportunidades às crianças e jovens em situação de vulnerabilidade de forma a quebrar o ciclo da pobreza. Na esteira disso, o IEE oferta o ensino do esporte para além dele mesmo, com foco na educação integral, como um instrumento de construção da cidadania e rumo à autonomia de seus praticantes, oferecendo às crianças e jovens um espaço formativo que soma esforços à educação escolar, mitigando a desigualdade social por meio do acesso à formação de qualidade.
ODS 3 – Saúde e bem-estar: a prática esportiva regular contribui para um estilo de vida saudável e ativo, prevenindo doenças e promovendo o bem-estar físico e mental. O trabalho social esportivo, somado a isso, pode incentivar a adoção de hábitos saudáveis de maneira democrática, oferecendo programas de atividades físicas acessíveis à comunidade. No caso do IEE, esta contribuição se dá por meio de aulas regulares, oferecidas à população em diversos locais do território nacional. Além do combate ao sedentarismo, o trabalho realizado pelo IEE corrobora com uma concepção de saúde que não é unicamente antagônica à doença, mas um direito ao usufruto pleno das potencialidades de cada um, neste caso, viabilizado por meio do esporte.
ODS 4 – Educação de qualidade: o esporte é uma ferramenta educacional que desenvolve habilidades e competências específicas e mais amplas, integrando-se à educação formal e contribuindo para uma formação mais completa dos estudantes. Favorecendo o acesso qualitativo ao esporte e somando-se ao ensino formal, O IEE tem como um de seus princípios a educação integral, objetivando que as atividades esportivas por ele oferecidas promovam o desenvolvimento holístico das crianças e jovens, integrando aspectos cognitivos, afetivos e motores. As habilidades sociais também são favorecidas pela metodologia do IEE, tendo como valores invioláveis a inclusão, a diversidade e a construção coletiva.
ODS 5 – Igualdade de gênero: o trabalho social esportivo fomenta à prática esportiva de mulheres e meninas, garantindo seu acesso, oportunizando sua participação, combatendo estereótipos e, assim, promovendo a equidade de gênero. Compreendendo esta como uma temática fundamental, a metodologia do IEE tem como um de seus princípios o respeito à diversidade. Por meio dos jogos o respeito às diferenças e a boa convivência são praticados cotidianamente.
ODS 10 – Redução das desigualdades: o esporte é um meio potencial para redução das desigualdades sociais e econômicas, especialmente em comunidades marginalizadas, possibilitando mobilidade e valorização social aos seus praticantes. O trabalho social esportivo favorece o acesso a um esporte que é para todos e todas, qualificado e democrático, que aponta para a mitigação das diferenças. Neste sentido, o IEE tem o poder estratégico de conectar pessoas de diferentes origens, contextos e culturas, favorecendo a construção de espaços de trocas e oportunizando a prática esportiva com ênfase na participação de todos.
ODS 16 – Paz, justiça e instituições eficazes: o esporte pode ser utilizado como uma ferramenta para a resolução pacífica de conflitos e o respeito mútuo. Além disso, programas esportivos podem ser utilizados como uma alternativa positiva para jovens em situação de risco, prevenindo a violência e a criminalidade. Ao envolver jovens e crianças em atividades esportivas, através de sua metodologia de esporte educacional, o IEE fomenta a cooperatividade a partir da pedagogia do conflito, estimulando que os “problemas” sejam solucionados por meio do diálogo e da construção coletiva. Percebe-se que as “situações-problema” favorecem a autonomia dos grupos, estimulando comunidades mais seguras, mais justas e mais conscientes de seu potencial.
Como explicitado acima, o esporte é um fenômeno social que está intimamente atrelado à Agenda 2030, relacionando-se diretamente com alguns dos ODS. Em suma, a promoção do esporte e de seus valores contribui para um desenvolvimento mais sustentável da sociedade, sobretudo através do trabalho social do esporte.
Favorecido por valores que, de acordo com a metodologia do IEE, corroboram para a educação integral, a autonomia, a inclusão, a diversidade e a construção coletiva, o esporte educacional, em especial, pode desempenhar um papel significativo nesta empreitada. Assim sendo, é por meio de seus projetos que o trabalho do IEE dialoga com a promoção das ODS, contribuindo para a saúde, educação, igualdade, inclusão social, paz e desenvolvimento sustentável. Através do esporte, o IEE deseja contribuir com os objetivos estabelecidos pelas Nações Unidas, melhorando a vida das pessoas e das comunidades brasileiras e do mundo.
REFERÊNCIAS
United Nations General Assembly. (2015). Transforming our world: The 2030 agenda for sustainable development. United Nations General Assembly Resolution 70/1.
ONU BR – NAÇÕES UNIDAS NO BRASIL – ONU BR. A Agenda 2030. 2015. Disponível em: https://nacoesunidas.org/pos2015/agenda2030.