Junho, 2025 – O Projeto Formações IEE, do Instituto Esporte e Educação (IEE), segue percorrendo o País com os módulos da metodologia baseada nos princípios do esporte educacional. Neste mês de junho, sete cidades, de cinco estados, recebem o projeto, capacitando 340 profissionais (professores, gestores, coordenadores e diretores) e beneficiando 24 mil alunos.
São José dos Pinhais, no Paraná, no dia 25, e Passo Fundo, no Rio Grande do Sul, no dia 26, dão sequência ao projeto com o módulo 3 – Didática – PROTEGE, após terem realizado a Formação em maio. Já Três Marias, em Minas Gerais, no dia 19, e a também gaúcha Caxias do Sul, no dia 30, terão agora o módulo 5 – Seminário de Boas Práticas. Todas as formações serão presenciais.
No módulo 3, estará sendo apresentada a ferramenta didática Sistema PROTEGE, por meio de práticas corporais e jogos, que contribuem para provocar uma infinidade de diversificações e desafios, qualificando as aulas de educação física e esporte.
Já no encontro presencial do módulo 5 serão mostrados jogos e estratégias desenvolvidas pelos professores em suas aulas, a partir dos conteúdos estudados e vivenciados nas formações. As vivências dos jogos fomentarão a discussão da metodologia de esporte educacional.
O Formações IEE estará, ainda em Valparaíso, em São Paulo, no dia 17, também de forma presencial, com o módulo 1 – Princípios Pedagógicos do Esporte. Os princípios do esporte educacional serão apresentados e discutidos a partir de jogos e práticas corporais, as quais possibilitarão vivenciar e refletir sobre a inclusão, diversidade, construção coletiva, educação integral e autonomia.
Escola Ativa – Duas cidades recebem os módulos do Escola Ativa. Camamu, na Bahia, teve o módulo 1 em maio e, agora, contará com o módulo 2 – Plano de Ação, no dia 10, em webinar. O módulo 1 – Escola Ativa, neste mês, será na cidade mineira de Mário Campos, no dia 3, presencial.
No módulo 1 do Escola Ativa serão apresentados e discutidos os Pilares da Escola Ativa: Educação Física de Qualidade, Cultura de Movimento e Movimento Contextualizado, refletidos em dinâmicas corporais, revelando a importância do movimentar-se na educação e saúde das crianças e adolescentes.
O módulo 2 refletirá os elementos que compõem o plano de ação para a implantação da Escola Ativa, por meio de atividade de elaboração de plano de ação coletivo com os professores, demonstrando a simplicidade de confecção do plano e as estratégias de formação de comissões de pessoas para pensar e estruturar os elementos fundamentais.
O Projeto Formações IEE conta com os seguintes parceiros: Mercado Livre, Grupo HDI e HDI Global Seguros, CTC-Centro de Tecnologia Canavieira, VALE, Concessionária Aeroportos Amazonia, Cogna e SOMOS Educação via Lei de Incentivo ao Esporte / Ministério do Esporte / Governo Federal.
Sobre o Instituto Esporte e Educação – Criado em 2001 pela medalhista olímpica Ana Moser, o Instituto Esporte e Educação (IEE) já impactou 7,7 milhões de crianças e jovens e capacitou mais de 65 mil professores e educadores em todo o Brasil. Sua metodologia já chegou em cerca de 27% dos municípios brasileiros (1.548).
A metodologia do IEE é baseada nos princípios do esporte educacional: inclusão de todos, construção coletiva, respeito à diversidade, educação integral, rumo à autonomia. Além das esportivas, as atividades realizadas são nas esferas da cultura, saúde, cidadania, protagonismo juvenil e ação comunitária.
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