— NEWS/ Vilas Olímpicos

Vilas Olímpicas comemoram 5 anos contribuindo com acesso ao esporte para 25 mil crianças do Rio

ESCRITO EM — 01/12/2020

08:05 hs

COMPARTILHE:

Um dos principais pilares da parceria entre Nike, Prefeitura do Rio e IEE foi a capacitação de 600 professores, responsáveis por criar experiências positivas para as crianças que frequentam as Vilas. A partir de 2021, o projeto entra em nova fase, com plataforma online para formação dos professores

Dezembro, 2020 – Em 2015, às vésperas dos Jogos Rio 2016, a Nike deu início a um projeto de cinco anos com as Vilas Olímpicas, em parceria com a Prefeitura do Rio de Janeiro e o Instituto Esporte e Educação (IEE). O compromisso de cinco anos tinha o objetivo de inspirar uma paixão para o resto da vida pela prática de esporte e atividade física, por meio de jogos e brincadeiras, em crianças de bairros com baixa vulnerabilidade do Rio. Concluindo em 2020, o projeto beneficiou mais de 25 mil meninas e meninos e ofereceu mais de 5 mil horas de formação para 600 professores de educação física.

As 18 Vilas Olímpicas do Rio são centros esportivos públicos, espalhados por toda a cidade, com oferta de atividade física e esportiva gratuita, de qualidade, à população local. A primeira Vila Olímpica criada no Rio foi a da Mangueira, inaugurada em 1987. De lá para cá, muitas outras foram abertas, situadas no coração das comunidades e surgindo como oportunidades de dar acesso a prática de atividade física e esportiva para as crianças.

Para atingir o objetivo de ajudar as crianças a se manterem ativas e ampliar o acesso ao esporte, o projeto incluiu formação de professores de educação física, revitalização de quatro Vilas Olímpicas, equipamento para a prática de esportes e jogos entre crianças, e eventos inspiradores com a presença de atletas profissionais.

NÚMEROS DOS PROJETO
25 mil crianças atendidas nas 18 Vilas Olímpicas
600 professores de educação física
5 mil horas de treinamento para professores de educação física
4 Vilas Olímpicas revitalizadas
200 mil produtos doados
10 eventos inspiradores com a participação de atletas profissionais patrocinados pela Nike
100 funcionários da Nike participando como voluntários

“Sabemos que o esporte pode mudar vidas”, diz Sergio Rosenhek, Gerente Sênior de Programa, Impacto Social & Comunitário da Nike para a América Latina. “Sabemos também que as crianças dessas comunidades costumam praticar esporte e jogar num raio médio de um quilômetro ao redor de casa. Como parte do compromisso Feito pra Jogar da Nike, de levar as crianças a serem mais ativas através do esporte e do jogo, nós investimos nas Vilas Olímpicas, para que se tornem centros onde as crianças tenham experiências transformadoras com esporte. Um dos principais focos desse trabalho foi a formação de professores de educação física, cuja atuação é fundamental para criar um ambiente divertido e inclusivo na prática de esporte e atividade física”.

Aos 14 anos, Geovana Ferreira dos Santos é uma das meninas impactadas pelo projeto – segundo ela, sua experiência na Vila Olímpica foi responsável por trazer a atividade física definitivamente para sua vida. Sua primeira experiência foi com o balé, mas depois participou das aulas de badminton, basquete e natação, chegando, inclusive, a competir. “Eu me sinto muito bem na Vila, adoro o contato com as pessoas, conhecer gente e fazer amigos. Gosto também dos eventos e da vibe”, afirma. Ela lembra de ter se sentido inspirada durante as primeiras visitas à Vila Olímpica. “Vi as outras crianças treinando e me deu vontade de participar também. Quero ser uma atleta profissional”, afirma.

FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA – O papel dos professores de educação física é fundamental nas Vilas Olímpicas. Eles inspiram e incentivam a prática de esporte entre as crianças. E munidos das estratégias e metodologias corretas, eles podem ajudar as crianças a atingir todo o seu potencial.

Quando o projeto foi criado, a Nike fez uma parceria com o Instituto Esporte Educação (IEE), que conta com especialistas em capacitar professores e na gestão das atividades nas Vilas Olímpicas. Criado pela medalhista olímpica de vôlei Ana Moser, o Instituto foi o responsável pelos treinamentos, que incluíram a formação da prática pedagógica presencial e uma plataforma digital, que seguirá sendo um hub de conteúdo e capacitação dos professores a partir de 2021.

“Foi um projeto realmente desafiador e alguns pontos foram primordiais para o sucesso: o engajamento dos profissionais das Vilas, a incorporação dos conteúdos (conceitos metodológicos), o planejamento estratégico de forma coletiva e a busca por uma prática qualificada para promover ao máximo uma boa experiência esportiva para crianças e jovens”, destacou a medalhista olímpica Ana Moser.

Valquíria Santos Nunes é uma professora de educação física da Vila Olímpica Clara Nunes e participou dos cinco anos do projeto. Passou boa parte da sua vida na Vila Olímpica Clara Nunes, onde ainda criança começou a praticar natação. “Sou do bairro de Coelho Neto, perto da Vila, que fica em Fazenda Botafogo. Tenho uma profunda ligação com esse lugar”, explica. “Minha vontade de ser educadora é fruto da minha admiração pelo meu professor de natação. Com o passar dos anos, decidi que queria fazer por outras crianças o que ele fez por mim”.

O grande aprendizado e a evolução ao longo dos anos são exaltados por Valquíria. “Foi uma jornada super positiva, em todos os aspectos: acesso, interação entre professores, equipamentos, plataforma digital. Os ganhos são imensos. A iniciativa foi essencial não apenas para o trabalho nas Vilas e para nós, professores, mas para todos – sobretudo para as crianças. Por meio da paixão pelo esporte, elas serão mais saudáveis, felizes e bem-sucedidas, na escola e na vida”, completa Valquíria.

Em 2020 a Nike e o IEE fizeram um piloto de treinamento na plataforma online, para seguir trabalhando no principal pilar desse projeto de cinco anos: a formação de professores. Com a plataforma, esses profissionais poderão continuar se aprimorando, interagindo e criando uma rede para troca de boas práticas e novos conhecimentos.

“Queremos aumentar a escala da plataforma digital para além das Vilas Olímpicas, beneficiando ainda mais professores e, consequentemente, melhorando a experiência com esporte de crianças de todo o Brasil”, encerra Ana Moser.

Sobre o Instituto Esporte & Educação – Criado em 2001 pela medalhista olímpica Ana Moser, o Instituto Esporte & Educação (IEE) já atendeu a 6 milhões de crianças e jovens e capacitou mais de 45 mil professores e educadores em todo o Brasil.

A metodologia do IEE é baseada nos princípios do esporte educacional: inclusão de todos, construção coletiva, respeito à diversidade, educação integral, rumo à autonomia. Além das esportivas, as atividades realizadas são nas esferas da cultura, saúde, cidadania, protagonismo juvenil e ação comunitária.

Saiba mais sobre o IEE:
Site: www.esporteeducacao.org.br/
Facebook: https://www.facebook.com/esporteeducacao/
Instagram : https://www.instagram.com/instituto.esporteeducacao/

Informações sobre o IEE:
ZDL – Doro Jr. – MTb 13209 – dorojr@zdl.com.br – 11 984579723
Deborah Mamone – MTb 15148 – deborah@zdl.com.br – 11 991628967

Informações sobre a Nike
Ideal H+K Strategies
PABX: + 55 11 4873-7600 – www.agenciaideal.com.br/ihk
– Bruno Municelli – bruno.municelli@idalhks.com – (11) 99511-7744 (celular)
– Lucas Alcântara – lucas.alcantara@idealhks.com – (11) 99899-0617 (celular)
– Isabella Teixeira – isabella.teixeira@idealhks.com – (11) 97065-9990 (celular)

NEWS

ACONTECE NOS PROJETOS