— COLUNISTAS/ Bethania Myriam Brotto

Protagonismo por meio do esporte

ESCRITO EM — 10/04/2023

10:35 hs

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O esporte é uma ferramenta poderosa, que pode contribuir significativamente para o desenvolvimento integral do ser humano. Isso ocorre quando é utilizado não apenas para promover o desempenho motor e físico, mas também para melhorar a saúde mental, social, emocional e cognitiva. Pensar, deste prisma, requer ampliar o olhar do esporte como um fator de educação. E é exatamente isso que o Instituto Esporte & Educação tem feito nas últimas décadas, criando metodologias de esporte educacional que vão além do ensinar bem o esporte. Uma destas metodologias tem seu foco no protagonismo por meio do esporte.

O protagonismo por meio do esporte ocorre quando o aluno está no centro de todo processo de ensino e aprendizagem, assumindo um papel ativo nas atividades. Isso em um ambiente inclusivo e de confiança, em que as diferenças individuais são valorizadas e respeitadas.

Os alunos aprendem a confiar em suas habilidades e potencialidades e os professores encorajam a buscar por novos conhecimentos, novas habilidades de comunicação e resiliência, fomentando a criatividade, tomada de decisão e o protagonismo.

Espaços como estes são planejados e desenvolvidos pelos professores do Instituto Esporte e Educação para que o protagonismo por meio do esporte floresça entre crianças e jovens que participam das aulas de esporte educacional.

Tudo começa na participação das aulas de esporte educacional, nas quais os alunos aprendem a jogar bem o esporte. E aprendem mais do que o esporte, porque são estimulados a falar e escutar nas rodas de conversas, a criar combinados, novas estratégias de jogos e novas atividades, a respeitar as diferentes habilidades, sejam mais ou menos habilidosos, a cooperar para que todos joguem, a construir coletivamente, a pensar criticamente, a monitorar sua própria aula, assumindo suas atitudes com consciência.

Na próxima etapa, alguns alunos se tornam monitores de outros alunos e turmas, com acompanhamento dos professores. Apoiam e lideram atividades, jogos e brincadeiras, cuidam dos espaços e materiais, contribuem no planejamento das aulas, além de disseminarem valores e conceitos importantes do esporte educacional para alunos mais novos.

Assim, se tornam cada vez mais protagonistas nas aulas do núcleo, construindo novos relacionamentos, desenvolvendo, ainda mais, suas habilidades interpessoais de cooperação, respeito à diversidade, comunicação, solidariedade e protagonismo.

Os jovens são estimulados, também, a atuar no planejamento, na execução e avaliação de eventos do núcleo. Um exemplo prático que ocorre nos núcleos são os Internúcleos e Circuitos de Esporte, nos quais há a integração de jovens de diferentes comunidades em um evento esportivo.

Nestes eventos, os alunos são protagonistas de todas as ações como: decoração, montagem das quadras, definição dos regulamentos/regras, confecção de uniformes, elaboração de apresentações culturais, apoio na organização dos espaços pré e pós-evento, mediação dos jogos e preparação prévia dos materiais.

Para que isso ocorra, os professores e os jovens desenvolvem juntos ações teóricas e práticas, pesquisas, formações e discussões sobre:

  • O que é e como organizar, realizar e avaliar eventos?
  • Divisão das funções/comissões: arbitragem, monitoramento de alunos, de jogos, divulgação e construção de materiais.
  • Conceitos e práticas de liderança, negociação, delegação de ações, respeito à diversidade de habilidades e competências, gerenciamento de pessoas e resolução de problemas, gestão de eventos.
  • Avaliação: definição de instrumentos, avaliações das ações planejadas x ações executadas, resultados e impactos atingidos.

Essas atividades desenvolvem habilidades de trabalho em equipe, liderança, comunicação, resolução de conflitos, tomada de decisões, constroem autoconfiança, resiliência, responsabilidade e autonomia, que podem ser aplicadas não apenas na prática esportiva, mas também em outras áreas da vida pessoal e profissional. E contribuem para o desenvolvimento do potencial humano destes jovens, porque tornam-se cidadãos mais conscientes e engajados em sua comunidade, verdadeiros agentes de mudanças em sua cidade ou região.

Bethânia Brotto
Coordenadora do Instituto Esporte & Educação
Graduada em Educação Física, MBA em Gestão Estratégica e Econômica de Projetos pela FGV-SP. Pós Graduada em Administração e Marketing Esportivo pela Universidade Gama Filho (UFG).
COLUNISTAS DO IEE

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